“Verticallys” é a solução para jardins em pequenos espaços

Invento permite a criação de plantas pendentes e pequenas hortas

Moradias com áreas cada vez menores requerem soluções criativas para o melhor aproveitamento do espaço. O biólogo José Roberto Micali Junior, afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveu o “Verticallys”, um módulo para jardim vertical.

JARDIM I ViewImage.jpg OK
Divulgação

“Sou biólogo e trabalho há algum tempo com paisagismo. Em um projeto recebemos um pedido de jardim vertical, mas era na beirada de uma piscina, próximo a um muro e tinha pouco espaço para um jardim vertical com blocos. Pesquisei e não achei nada interessante no mercado e tive a ideia de juntar alguns conceitos e desenvolver o meu ‘Verticallys’”, conta José Roberto.

O ” Verticallys” é composto por uma placa de polipropileno de 65cm x 70cm, revestido por um carpete colado, com vasos meia lua de plástico afixados. “Cabem nove vasos. Esse sistema permite um desenvolvimento melhor das raízes, o que garante maior longevidade da planta. Já o tecido funciona como uma área de drenagem: a água escorre dos vasos superiores para os inferiores”, destaca o inventor.

A escolha de pequenos módulos permite que áreas de diferentes tamanhos possam ser revestidas. As placas têm moldura de alumínio, o que garante um efeito estético minimalista, ainda que sejam usadas de forma isolada.

JARDIM II ViewImage
Divulgação

Plantas do tipo pendentes, flores ou mesmo pequenas hortas de temperos estão entre as sugestões de José Roberto para serem criadas no seu módulo para jardim vertical.

Como público-alvo, o inventor destaca pessoas adeptas do “faça você mesmo”, arquitetos, decoradores e paisagistas.

José Roberto já registrou o “Verticallys” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e atualmente busca investidores para colocar o site e o aplicativo no ar, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento. A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.

Site: www.inventores.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *