Urgente: Volta das obras do Metrô da Gávea é fundamental para evitar grave acidente !!!!

Agosto, 2021 – De acordo com Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE-, são necessários mais de R$ 3 bilhões para retomada das obras de conclusão do Metrô Gávea – Linha 4, que estão paradas há 5 anos. Problemas jurídicos são impedimentos para volta das obras, afirmou o governador Cláudio Castro. Dinheiro em caixa o Estado já tem.

Para o Clube de Engenharia entender e passar para a população carioca o atual momento do estágio das obras são fundamentais. O perigo de  afundamento, retorno imediato das obras, perigo de perdas humanas, desabamento de prédios na região do Bairro da Gávea,  além das soluções técnicas aplicáveis.

Neste sentido, o Clube de Engenharia reforça o debate e a importância da estação Gávea na expansão do metrô na cidade do Rio de Janeiro com uma série de Lives Digitais. O primeiro dia do Ciclo de Palestras aconteceu dia 11 e, continua no dia 18 de agosto irá discutir com diversos especialistas o retrospecto do projeto, da construção, além da situação atual das obras. O objetivo do evento é fazer as análises de risco, necessários para  abordar as perspectivas de engenharia na conclusão das obras. Os estudos recentes serão debatidos pelos engenheiros convidados. (lista de nomes e datas abaixo).

Após as apresentações, haverá um momento para perguntas e respostas em que o público presente poderá participar. O evento será transmitido através do YouTube, para assistir, basta clicar no link de acesso na respectiva data:

Dia 11: youtu.be/mX50yTogwuw

Dia 18: youtu.be/9MCNqW2xqm8

Confirma também a programação completa do ciclo de palestras:

11/08 | quarta-feira | 17h30
José Lúcio Pinheiro Geraldi – Eng. Minas
– Histórico da construção, inspeção e situação atual das estruturas

Tácio Mauro de Campos – Eng. Geotécnico
– Situação atual: considerações sobre riscos envolvidos

18/08 | quarta-feira | 17h30
Pedro Teodoro França – Eng. Geotécnico
– Aspectos de projeto sobre a condição atual e a retomada

Mauricio Ehrlich – Eng. Geotécnico
– Estudos recentes sobre aspectos de segurança

O evento é uma promoção do Clube de Engenharia;  Diretoria de Atividades Técnicas – DAT- ; Divisão Técnica de Geotécnica – DTG- ;  Academia Nacional de Engenharia – ANE- ; e ,  com o apoio das Divisões Técnicas da DAT do CE; DCO; DEA; DSG; DES; DRM; DTRL; DUR; DCTEC; DMA; da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – ABMS-NRRJ; do Comitê Brasileiro de Túneis – CBT (ABMS) e da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental – ABGE-Núcleo RJ-ES.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *