Um jeito novo de viver: Mercado imobiliário acompanha tendência da mobilidade elétrica

Bicicletas, patinetes, motos e carros elétricos circulando pelas ruas é uma cena cada vez mais comum em cidades brasileiras. O interesse pelos transportes movidos a eletricidade vem aumentando nos últimos anos, influenciado por fatores como o isolamento social exigido pela pandemia da Covid-19 e as constantes altas no preço dos combustíveis, além da maior preocupação dos cidadãos em reduzir os impactos negativos no meio ambiente.

 

A mobilidade elétrica tornou-se uma alternativa para economizar e reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e o setor imobiliário está de olho nessas transformações sociais e no comportamento do consumidor. Em Sorocaba, já existem empreendimentos que acompanham a tendência da eletromobilidade, oferecendo espaços pensados exclusivamente para atender quem tem um desses equipamentos e incentivar o uso dos transportes mais sustentáveis.

 

O Parque dos Ingleses, condomínio de apartamentos da Visconde Construtora, localizado na Avenida Luiz Mendes de Almeida, é um dos empreendimentos que entregará esse diferencial. Em fase de obras, além de oferecer um complexo de lazer com mais de 20 itens, o projeto contempla o carregador para carro elétrico, patinete e bike na área comum do condomínio.

 

“A Visconde Construtora, que atua no mercado imobiliário há 18 anos, está sempre estudando o comportamento dos consumidores para lançar empreendimentos que estejam alinhados às necessidades futuras das pessoas, trazendo praticidade ao dia a dia. A mobilidade elétrica é uma tendência que não pode ser ignorada, tanto do aspecto da economia quanto da sustentabilidade”, explica Vanessa Domingues, gerente de marketing da construtora.

 

O Maison Visconde no bairro Parque Campolim, recém-lançado pela Visconde Construtora em Sorocaba, é outro empreendimento projetado para atender aos adeptos da eletromobilidade. O condomínio de apartamentos de alto padrão também contará com estações onde os moradores poderão recarregar seus carros, bicicletas e patinetes elétricos.

 

“Com um espaço próprio para a recarga no condomínio, o morador tem mais conforto e segurança, pois é uma infraestrutura preparada para isso, evitando danos para o prédio, os equipamentos e, principalmente, para o usuário. Além disso, os carregadores têm controle de acesso, entrando em funcionamento mediante a identificação do morador”, explica Vanessa.

 

Segundo a gerente de Marketing da Visconde Construtora, o mercado imobiliário está atendendo a um público cada vez mais exigente, que demanda soluções práticas e inovadoras que acompanhem as demandas atuais e futuras.

 

“As pessoas estão preferindo morar perto de tudo, evitando grandes deslocamentos, trânsito e gastos com combustíveis. Por isso, além dos transportes elétricos, a localização do condomínio é um fator muito importante para o comprador. Nossos empreendimentos são completos, sempre próximos a comércios e serviços essenciais e alguns oferecem soluções facilitadoras como mini mercado e coworking dentro do próprio empreendimento”, finaliza.

 

Eletromobilidade em alta

 

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) tem expectativa para mais um ano positivo para a eletromobilidade no Brasil. Só no primeiro quadrimestre de 2022, mais de 12,9 mil veículos eletrificados leves foram comercializados, um crescimento de 78% em relação ao mesmo período do ano passado. O cenário atual apresenta um contraste: enquanto os eletrificados estão em alta, os veículos convencionais vêm apresentando queda desde 2019.

 

O setor das bicicletas elétricas é outro que tem motivos para comemorar. Segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), mais de 40 mil unidades foram comercializadas no Brasil em 2021, um aumento de 27,3% em comparação ao ano anterior. Para 2022, é projetado um crescimento de, pelo menos, 22%.

 

As motocicletas elétricas também estão em alta. Elas registraram aumento de 17% na intenção de compra no marketplace de veículos do Mercado Livre. De acordo com um levantamento da plataforma, o índice saltou de 4% em maio de 2020 para 21% no mesmo período de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *