Tuper investe na fabricação de tubos de condução com grooved e pintura

Novidade garante que o cliente receba o produto pronto para a instalação, sem a necessidade da contratação de terceiros para a execução destes processos

Especialista em soluções em aço, a Tuper está ampliando seu portfólio de produtos com investimentos na linha de tubos de condução. A partir de agora, além da tubulação preta e galvanizada, a empresa oferece ao mercado tubos de condução com grooved (ranhuras) e pintura. Com a iniciativa, a Tuper passa a ser pioneira na internalização dos processos, realizados em sua fábrica em Santa Catarina.

TUPER AGORA

De acordo com o diretor da Unidade de Negócios, James Mauro, o mercado já utiliza tubos pintados e com grooved, mas a novidade está no fato de a empresa ser a primeira fabricante a verticalizar a produção. “Estamos assumindo os processos internamente e garantindo que o cliente receba o tubo pronto para instalação, com tecnologia, rastreabilidade, segurança e qualidade asseguradas pela Tuper. Com isso nos diferenciamos dos demais fornecedores que precisam contratar o serviço em terceiros ou realizar o processo na própria obra”, explica.

O grooved é a ranhura laminada ou usinada nas extremidades dos tubos, formando sulcos para encaixe dos acoplamentos que fazem a conexão (emenda) da instalação. É utilizado para instalações de água potável e redes contra incêndio (hidrantes e sprinklers). Os tubos pintados podem ser utilizados em instalações de água potável, redes de incêndio (hidrantes e sprinklers), condução de óleo, gás, ar comprimido e outros fluídos, além de fios e cabos – no caso de eletrodutos.

Segundo James Mauro, a novidade da Tuper beneficia principalmente instaladores, construtoras e donos de empreendimentos. “A nossa solução traz ganhos em relação aos prazos da obra, agilidade, condição econômica e limpeza. O produto também é ecologicamente correto, pois evita a aplicação de produtos químicos na obra, o que, em muitos casos, envolve equipes e equipamentos não totalmente qualificados”, diz.

Fabricados em aço carbono, os tubos de condução pretos, galvanizados, pintados com rosca ou com grooved entregues pela Tuper são cobertos pelas certificações compulsórias impostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a NBR 5580 e a NBR 5590 SCH. No caso dos eletrodutos, a empresa segue as normas NBR 5597 e NBR 5598. Além disso, a confecção do grooved segue o padrão da norma ANSI AWWA C606 e ISO 6182. A pintura passa por controle de testes de aderência e espessura de camada.

As certificações compulsórias são exigências legais que dizem respeito à fabricação, importação e comercialização de produtos e priorizam questões como segurança, saúde e meio ambiente, assegurando as características dos projetos e suas instalações.

Além de atender às exigências das normas técnicas da ABNT, a Tuper também segue as portarias do Inmetro. Os tubos fabricados pela empresa passam por rigorosa avaliação e auditoria em quesitos como acabamento, dimensões e tolerância, garantia de solda (por meio de testes de achatamento e expansão, Eddy Current e estanqueidade), espessura e uniformidade do revestimento de zinco e resistência à corrosão (400g/m2 de zinco – NBR 5580 e 550g/m2 de zinco – NBR 5590 ou 300g/m2 de zinco no caso dos eletrodutos).

Os tubos de condução contam ainda com o Certificado de Registro e Classificação Cadastral (CRCC) da Petrobras – o que credencia a empresa como fornecedora da estatal -, o Certificado de Registro Cadastral da Sabesp (concessionária de serviços de saneamento básico em São Paulo) e o selo do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), além da ISO 9001 (Qualidade) e ISO 14001 (Meio Ambiente).

Todas as informações relativas à especificação para rastreabilidade dos tubos estão estampadas nos produtos, como forma de municiar o cliente com detalhes que devem ser levados em conta na hora de escolher um fornecedor. Nos tubos Tuper constam a marca do fabricante e os atestados de conformidade (selos das certificadoras ABNT e Inmetro), normas pertinentes ao tubo (NBR), especificações das medidas, tipo de classe (leve, média, pesada), tipo de rosca e lote de produção.

Acesse: www.tuper.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Tuper 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *