Trimble destaca tecnologias que reduzem até 30% dos gastos e economizam bilhões em projetos de obras públicas

Durante Fórum, Governo do Paraná apresenta estudo comparativo de obra rodoviária no software Quantm

Setembro, 2017 – A Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para a produtividade e sustentabilidade, participa do 15° Fórum Latino-Americano Brasileiro de Liderança Estratégica em Infraestrutura, o CG/LA, que acontece entre os dias 12 e 14 de setembro, em São Paulo.  A empresa destaca no evento soluções para infraestrutura que geram economia de até 30% nos gastos totais dos projetos que, quando aplicados em obras públicas, podem chegar a bilhões de reais.

“O investimento em infraestrutura é um passo muito importante para as corporações e governos que querem crescer nos próximos anos, já que impacta diretamente na economia de dinheiro, tempo e qualidade de entrega. É um caminho sem volta, mas com grandes oportunidades e excelentes retornos”, explica Fátima Gonçalves, Diretoria de Novos Negócios da Trimble Brasil.

O Case

Em 2015, a Trimble assinou um convênio com o governo do Paraná que previa a troca, gratuita, de informações sobre a utilização de tecnologias para melhorar a gestão em obras públicas. Por meio das soluções da empresa, desde então, o estado pôde ter uma visão de como investir em planejamento, aumentar a previsibilidade e a qualidade dos projetos, gerando elementos que ajudam a mitigar riscos e tornar mais rápida, econômica e de maior qualidade a construção destes projetos. Além disso é possível tornar mais ágeis todas as etapas, desde o estudo de viabilidade técnica, passando pelo site survey (topografia), soluções de design, estimativas de custo e cronograma, movimentação de terra, construção, operação e manutenção.

Uma dessas soluções é o Trimble Quantm, um software que planeja um novo projeto ferroviário ou rodoviário de forma muito mais rápida que o modelo tradicional, mostrando, ainda, quais as opções com menores custos de construção.

Para utilizar a ferramenta e poder aproveitar ao máximo as possibilidades do Quantm, a equipe do governo paranaense, Departamento de Estradas de Rodagem, recebeu treinamento da ENGEMAP Engenharia, distribuidor Trimble. “Foi um trabalho bastante interessante. Essa foi a primeira vez no Brasil que fizemos um estudo de caso tão aprofundado com o Quantm, que é uma ferramenta muito poderosa. A ENGEMAP está plenamente satisfeita em fazer parte desse momento e obter resultados tão satisfatórios. Esperamos poder aplicar essa solução em outras corporações”, explica Antônio Lira, Gerente de Negócios da ENGEMAP.

A apresentação do estudo aprofundado acontece no dia 12, às 14h45 durante o evento e contará com a participação dos envolvidos no estudo, entre os quais representantes do governo do Paraná, da ENGEMAP e da Trimble. 

Para saber mais, acesse: https://www.cg-la.com/forums/forum-brasil

 Sobre a Trimble acesse em:  www.trimble.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *