Tramontina orienta como especificar o melhor condulete para sua obra

Agosto, 2021 – Criados para ajudar na organização dos cabos elétricos e facilitar o acesso às tomadas e interruptores, os conduletes são itens essenciais em instalações elétricas aparentes, sejam estas internas ou externas. Desta forma, são elementos vitais quando não se tem a intenção de quebrar a parede para embutir a fiação. No entanto, a variedade de versões existentes e a quantidade de acessórios disponíveis (tampas, luvas, reduções, conectores, curvas, buchas e arruelas) podem confundir o consumidor na hora da compra.

Um dos primeiros pontos a serem observados ao comprar conduletes para uso residencial, comercial e industrial é o tipo de rosca encontrado no produto. De acordo com a equipe de engenheiros da fábrica de materiais elétricos da Tramontina, as versões de rosca mais encontradas no mercado são BSP e NPT. Ambas são indicadas para instalações elétricas aparentes, em ambientes internos ou externos, onde possa existir líquidos, poeiras, gases e vapores não inflamáveis.

Conduletes. Divulgação
  • A rosca NPT tem o formato cônico e normalmente é utilizada em sistemas sob pressão. Esse padrão de rosca confere estanqueidade à conexão, por meio de um travamento intermetálico que ocorre conforme a conexão é realizada. Indicada preferencialmente para uso em ambientes externos, é baseada na norma NBR 12912, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

  • Já o modelo BSP é o mais utilizado em instalações residenciais, comerciais e industriais e tem o padrão de rosca paralelo, podendo ser rosqueada até o final da área definida na sua fabricação. A grande vantagem deste sistema é a sua reutilização, já que a rosca não é danificada durante o seu rosqueamento, permitindo a retirada e recolocação do eletroduto no condulete em situações de alteração do trajeto da instalação elétrica. Sua fabricação segue a norma ABNT NBR 8133.

Outro detalhe importante é o Índice de Proteção (IP). A Tramontina explica que os códigos IP (graus de proteção para invólucros) estão definidos na ABNT NBR IEC 60529 e indicam o nível de proteção contra o ingresso de objetos sólidos ou poeira e água no interior dos equipamentos elétricos. A seguir, a Tramontina informa os graus de proteção (IP) mais comuns disponíveis nos conduletes:

Condulete fixo ou condulete múltiplo com kit de vedação IP54: o uso do kit com esse grau de proteção garante a vedação das instalações externas contra líquidos e poeiras projetados sob qualquer direção, protegendo a parte interna do invólucro e assim permitindo o uso em ambientes externos sob sol e chuva.

 

  • O condulete fixo é o mais tradicional para instalações elétricas aparentes. Pode ser encontrado com uma ou até quatro saídas, nas bitolas de ½” a 4″, sem ou com pintura a pó no padrão poliéster, tendo opções de roscas BSP e NPT, ou ainda sem rosca. Os conduletes de alumínio, como os da Tramontina, proporcionam elevada resistência mecânica e à corrosão.

 

  • O condulete múltiplo é indicado para projetos que preveem expansão futura, principalmente em comércios e indústrias. A Tramontina dispõe destes conduletes de alumínio, nas bitolas de ½” até 2″, com saídas disponíveis em diferentes direções – se uma das saídas não for utilizada, pode ser tampada para posterior expansão.

 

Condulete ovalado IP66: este índice de proteção permite que o produto possa ser instalado em ambientes externos, sob sol e chuva, e também utilizado em áreas com grande incidência de poeira e suscetíveis a jatos potentes de água. Tem o formato mais arredondado do que os produtos normalmente encontrados no mercado brasileiro e, por serem mais robustos, são indicados para locais onde a resistência mecânica é fator primordial.

Acesse o site www.tramontina.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *