TEDx chega ao Morro da Urca

Pela primeira vez, realização de TEDx Morro da Urca vai debater causas climáticas

181

Conhecido por ser um dos locais mais simbólicos da cidade do Rio e inserido na Mata Atlântica, o Morro da Urca, no Bondinho Pão de Açúcar, foi o grande escolhido para sediar o próximo TEDx. Marcado para acontecer no próximo dia 1º de dezembro, o evento trará a temática de countdown, em uma iniciativa para defender e acelerar soluções para a crise climática mundial.

O evento conta com cinco pilares: energia, transporte, alimentos, materiais e natureza, sendo os principais temas a serem abordados, com o objetivo de provocar seus participantes a responderem às cinco perguntas essenciais para acelerar o processo de soluções de sustentabilidade no Brasil e no mundo: com que rapidez podemos mudar para energia 100% limpa? Como melhorar a maneira como nos movemos? Como repensar e refazer as coisas ao nosso redor? Como desencadear uma mudança mundial para sistemas alimentares mais saudáveis? E por fim, como podemos proteger e tornar a Terra mais verde?

Alinhado ao tema pelas práticas sustentáveis que desenvolve, o Bondinho Pão de Açúcar será o patrocinador visionário do evento, que irá contar com participantes de diversas áreas de atuação, como Guillermo Petzhold, Engenheiro e Mestre em Engenharia de Transportes pela UFRGS; Amanda Costa, ativista climática e fundadora do Perifa Sustentável; Natália Chave, cientista ambiental especializada em Gestão de Energias Renováveis; Matheus Solano, ator e ativista; e muitos outros nomes de cientistas e especialistas que atuam buscando responder às cinco questões fundamentais e interconectadas, que ajudam no planejamento de um futuro mais limpo e também ascendendo uma discussão profunda e conexões entre os espectadores.

“É uma honra receber um TEDx aqui no Morro da Urca, que traz um tema em sincronia com os nossos valores, ações e projetos sustentáveis que realizamos no Bondinho. Temos o compromisso de cuidar do nosso entorno e disseminar esse propósito aos nossos visitantes e colaboradores. É um orgulho para nós contribuirmos para a fomentação de ideias, a conscientização e a educação ambiental. Tenho certeza de que os assuntos e pontos abordados no TEDx Morro da Urca serão um legado para a construção de uma sociedade mais responsável e proativa na causa ambiental.”, explica Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar.

Para Rafael Romanhol, um dos organizadores do evento, a proposta do TEDx Morro da Urca é estimular o público a ver de forma diferente as temáticas do dia a dia. “Queremos provocar, mudar perspectivas sobre o tema e fazer com que esferas públicas, imprensa, formadores de opiniões, mas acima de tudo os civis, se movimentem para uma ação emergencial por meio de exemplos próximos inovadores e criativos que possam ser aplicados no dia a dia”, diz Rafael.

“A sociedade precisa entender que essa responsabilidade não é somente de governo, empresas e ONGs, mas sim de cada ser humano, pois toda ação insustentável reflete de forma prejudicial na saúde do Meio Ambiente”, completa Rafael “Não é preciso ser ativista para compreender que a situação climática no mundo é crítica e algumas mudanças já são irreversíveis. Está mais do que na hora de encaramos esse problema como nosso e apoiarmos genuinamente iniciativas que visam combater esse cenário”, reforça Éder Monteiro, também organizador do evento.

O objetivo do “COUNTDOWN” é promover a construção de um futuro melhor reduzindo pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030 na corrida para um mundo com zero carbono: mais seguro, limpo e justo para todos.

O evento, que contará com cerca de 10 palestrantes e duas atrações culturais e artísticas, terá uma quantidade limitada de ingressos para o público presencial. A venda de ingressos já está aberta e o evento também contará com transmissão online ao vivo.

O TEDxMorroDaUrca seguirá todos os protocolos exigidos para o cuidado da saúde com palestrantes e público.

Serviço TEDx Morro da Urca

Data: 01/12/2021

Horário: 14h às 20h

Aquisição ingresso: A partir de Novembro/2021

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.