Tecnologia Tec Garden promove economia e sustentabilidade nas construções

Em parceria com Remaster, Eliane Tec disponibiliza sistema para jardins autoirrigáveis

Setembro, 2017 – A Eliane Tec, – braço técnico do Grupo Eliane especializado em soluções completas –, une sua expertise industrial ao conhecimento técnico em engenharia da Remaster para a criação do sistema Tec Garden Eliane, tecnologia construtiva que reserva as águas das chuvas para irrigação de espaços verdes sobre lajes, telhado verde e jardins. A solução é indicada para empreendimentos corporativos e residenciais.

ETEC

O Tec Garden Eliane atua como um lençol freático artificial, onde a água penetra o solo, sendo filtrada por uma manta geossintética e fica armazenada no vão sob as placas de porcelanato do piso e a laje impermeabilizada.

O sistema de irrigação funciona de maneira semelhante ao que acontece na natureza: por meio da capilaridade, um sistema de finos tubos conduz o conteúdo deste reservatório para o solo, onde a água é absorvida naturalmente pelas raízes de plantas. Deste modo, o sistema garante a umidade da terra e a irrigação natural dos jardins, sem a utilização de energia elétrica, bombas ou outros equipamentos irrigantes.

“Um dos pilares da Eliane Tec é desenvolver soluções que ofereçam melhorias construtivas nos empreendimentos, como economia no uso de recursos naturais, por exemplo. Para isto, buscamos empresas parceiras que tenham amplo conhecimento de mercado e promovam tecnologias inovadoras. No caso do Tec Garden, a aliança com a Remaster agrega uma nova opção de serviço focado no ganho ambiental ao nosso portfólio – como é o caso das Fachadas Ventiladas e do Piso Elevado”, declara o gerente da Eliane Tec, Karina Campos.

Além da autoirrigação de jardins, o Tec Garden Eliane também contribui para a redução do risco de enchentes, além de reduzir o consumo de água potável para manutenção da área e garantir o abastecimento de jardins mesmo em épocas de poucas chuvas, gerando grande economia final para os edifícios. Um exemplo: uma construção com área total de 1.706 m², utilizando 298m² de Tec Garden Eliane no jardim térreo e na cobertura verde do teto, ganha um reservatório de 30.000 litros d´água – equivalente a 30 caixas d´água de mil litros.

O sistema é preparado para o caso de chuvas intensas, onde uma rede de extravasamento é acionada, drenando o excesso de água para que o solo não encharque. Também equipado para atuar em épocas de estiagem, a tecnologia passa a utilizar água da rede urbana ou de reuso, mantendo a irrigação contínua das plantas.

A ecoeficiência do Tec Garden ainda proporciona conforto térmico à construção, reduz as ilhas de calor e garante pontos para a obtenção do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Para mais informações acesse ELIANE TEC  www.eliane.com

Site: REMASTER www.remaster.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *