Sua obra: Impermeabilização adequada evita altos custos de manutenção e recuperação

Dezembro, 2018 – A ação da água é um dos importantes fatores de desgaste e depreciação das construções. As infiltrações de água podem causar inúmeros problemas, como a degradação do concreto e revestimentos, bolhas na pintura, mofo, eflorescência (depósitos cristalinos que surgem na superfície), curtos-circuitos na parte elétrica e até a corrosão da estrutura. A escolha adequada dos impermeabilizantes é fundamental para impedir a entrada de água e de umidade em estruturas novas e já existentes, garantindo proteção e durabilidade e evitando altos custos de manutenção e recuperação.

No mercado existem tecnologias apropriadas para as variadas aplicações e que atendem os mais diversos tipos de requisitos. Os produtos são diferentes para áreas expostas sujeitas ao tráfego, para superfícies como lajes e telhados, para áreas frias internas, como cozinhas e banheiros e para reservatórios elevados e piscinas, por exemplo.

“Para atender as mais diversas demandas, impermeabilizantes e selantes da linha MasterSeal® são versáteis e ideais para todo tipo de construção, incluindo estacionamentos, complexos industriais, reservatórios de água, piscinas e estruturas subterrâneas”, explica o engenheiro Danilo Silva, gerente de vendas de Químicos para Construção da BASF. Entre as diversas soluções da linha, há as tecnologias para:

Áreas internas – Ideal para áreas frias internas, como banheiros, cozinhas, sacadas e estruturas pequenas, há o MasterSeal® 515. É uma argamassa polimérica impermeabilizante, semiflexível, elaborada para proporcionar um revestimento impermeável com excelente aderência e resistência mecânica. É um produto de fácil aplicação, podendo ser empregado sobre concreto, alvenaria e argamassa. Não altera a potabilidade da água e pode receber chapisco, argamassas, pintura e revestimento após o endurecimento.

Áreas externas – Para aplicação em varandas, estacionamentos, estádios, lajes de concreto elevadas e em construções novas ou recuperações, há o MasterSeal® Traffic 2010. É um revestimento de base poliuréia/poliuretano, antiderrapante, ideal para áreas expostas sujeitas ao tráfego de veículos e pedestres. É um produto de cura rápida, aplicado a frio, sem riscos de incêndio e de fácil aplicação. Essa tecnologia dispensa o uso de telas de reforço ou camada de proteção mecânica, e é extremamente leve comparada aos sistemas de impermeabilizações tradicionais. Funciona como revestimento final, destacando-se pelo seu aspecto estético e sua textura.

Coberturas – Para superfícies expostas, sem tráfego, como lajes, telhados, telhas de fibro-cimento, marquises e coberturas, abóbadas e calhas de concreto, há o MasterSeal® 675.  É uma membrana impermeabilizante acrílica flexível, pronta para uso e moldada in loco, a frio. É uma solução econômica e eficaz, que possui excelente cobertura, ótimo rendimento e poder de alongamento. Além da estética e segurança quanto à impermeabilização, devido à cor branca, oferece conforto térmico pois reduz a absorção dos raios solares. Também é isenta de solventes, com baixo odor, baixo VOC, resistente a proliferação de fungos e não inflamável. Atende aos padrões da norma NBR13321 e pode ser aplicada facilmente com rolo de lã com secagem em apenas três horas.

Reservatórios e piscinas – Próprio para reservatórios elevados, piscinas e grandes estruturas e superfícies sujeitas a pequenas movimentações, há o MasterSeal® 550. É uma argamassa polimérica impermeabilizante, flexível, elaborada para proporcionar um revestimento impermeável com excelente aderência, resistência mecânica e resistência a fissuras. É um produto de fácil aplicação, podendo ser utilizado sobre concreto, alvenaria e argamassa. Também pode receber chapisco, argamassas, pintura e revestimento após endurecimento.

Fonte: Imprensa/Basf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *