Sonda IT apoia empresas na entrega da ECD e ECF com serviço de BPO

Integradora desenvolve serviço de BPO para apoiar empresas nas entregas fiscais. Oferta envolve metodologia própria, profissionais especializados e sistema com interface amigável para a busca dos dados.

No último dia do mês de maio de 2106 é o prazo final para a entrega da ECD (Escrituração Contábil Digital) e, logo em seguida, no último dia do mês de julho, é a entrega da ECF (Escrituração Contábil Fiscal). As empresas contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Jurídica têm esse importante compromisso com a Receita Federal do Brasil.

Para as organizações que ainda não iniciaram as tarefas para a confecção dos arquivos, utilizar o serviço especializado de BPO (Business Process Outsourcing ou terceirização de processos de negócios) deve ser uma saída para driblar as autuações em função dos prazos, que se tornaram apertados para a entrega. Diante deste cenário, a Sonda IT, maior companhia latino americana de soluções de Tecnologia da Informação, desenvolveu sua oferta na prestação deste serviço.

Com sua expertise, tanto no que se refere à técnica do processo informatizado dos dados e documentação, como também nos detalhes das operações fiscais e respectivas tributações, a Sonda IT propõe que os clientes voltem suas atenções ao negócio, deixando a tarefa de apresentação das obrigações fiscais acessórias a cargo da sua estrutura, que possui consultores especialistas e um corpo de gerentes de projetos para conduzir com sucesso as entregas dos arquivos magnéticos com qualidade.

O diferencial da companhia está suportado pelos pilares Legislação, Tecnologia e Processos, além da operação para entrega. “Estamos amparados pelo conhecimento nos detalhes dos ERP’s mais utilizados do mercado e da tecnologia avançada aplicada na busca e seleção dos dados necessários para a pontualidade, qualidade e precisão das informações”, pontua o gerente de consultoria BPO da Divisão de Aplicativos da Sonda IT, Edmir Teles.

Para o atendimento das exigências, a Sonda IT desenvolveu aplicativos e ferramentas que são disponibilizados ao cliente para que encontre os dados dos lançamentos contábeis, os saldos das contas contábeis e demais informações solicitadas pelo Fisco. Tudo isso no sistema de controle do cliente, que faz o tratamento necessário para introduzir as informações de forma direta e automática no programa oficial da Receita Federal do Brasil.

“Os técnicos e agentes fiscais exercem os seus controles sobre a arrecadação tributária utilizando-se do que há de mais moderno e eficaz na informática, o que vem facilitando inclusive a detecção não só da sonegação de impostos como também e, principalmente, dos erros na apresentação das declarações formais. Nesse aspecto, de evitar o máximo de erros nas informações prestadas oficialmente, é que o uso do serviço de BPO se torna extremamente interessante”, acrescenta Teles.

O não cumprimento das exigências fiscais trará para a empresa contribuinte diversos transtornos, uma vez que representa a transcrição dos atos e fatos contábeis para os Livros Fiscais obrigatórios, além de multa. “Mas é possível iniciar um trabalho conjunto com prestadores de serviços de BPO na elaboração da ECD e ECF. Contudo, o prazo é curto”, esclarece o gerente.

Dentre os clientes da Sonda IT que já garantiram as entregas estão a Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo, a Recofarma e a Ceras Johnson, com volume considerável de transações presentes nos arquivos, tendo atendido as expectativas em torno das obrigações.

Sobre a Sonda América Latina (www.sonda.com) e a Sonda IT (www.sondait.com.br)

A Sonda é a maior integradora latino-americana de serviços e soluções de Tecnologia da Informação (TI). Fundada em 1974, a companhia tem presença direta em dez países da região, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai. Atualmente a empresa opera com 22 mil colaboradores e seu faturamento em 2015 alcançou a marca de US$ 1.254 bilhão. Suas principais áreas de negócios são os serviços de TI em diferentes modalidades, aplicações e infraestrutura. Sua cobertura de negócios compreende uma ampla diversidade de indústrias. No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989 e está presente nos principais estados do País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *