Sindicato dos Engenheiros de SP realiza 17º Seminário de Abertura das Campanhas Salariais na próxima terça-feira (18/4)

Debate que será realizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) abre temporada de negociações salariais coletivas envolvendo cerca de 100 mil engenheiros

Murilo
Murilo Pinheiro, presidente da SEESP e FNE. Créditos: Divulgação

Abril, 2017 – O Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) realiza na próxima terça-feira (18/4) o XVII Seminário de Abertura das Campanhas Salariais.

O propósito é sedimentar o caminho do diálogo nas negociações salariais, reforçando que a melhora salarial é essencial para o trabalhador e importante fator no debate nacional de retomada do crescimento.

O seminário será realizado às 17 horas na sede do SEESP em evento que contará com a avaliação de especialistas sobre a conjuntura econômica e apresentação de informações sobre o mercado de trabalho.

Participam do seminário o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, o diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, e o consultor sindical do SEESP, João Guilherme Vargas Netto.

Os representantes das empresas e entidades patronais com as quais o SEESP negocia também estarão presentes nos debates.

O Seminário de Abertura das Campanhas Salariais, já em sua 17ª edição, é um evento tradicional e que representa o início de um amplo processo de negociações coletivas entre o SEESP e diversas empresas e organizações patronais de diferentes segmentos econômicos abrangendo 100 mil engenheiros de todo o Estado.

O encontro é, na avaliação do presidente do SEESP, Murilo Pinheiro, um importante ponto de partida para se estabelecer o diálogo na busca de conquistas para a categoria dos engenheiros. Murilo Pinheiro foi reeleito para a gestão do sindicato entre 2018-2021 em resultado divulgado no último dia 10.

A seguir, a avaliação do presidente do SEESP e também dirigente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) sobre o seminário e as negociações coletivas deste ano.

Qual é a importância do Seminário de Abertura das Campanhas Salariais?

Murilo Pinheiro – O seminário é muito importante como forma de abrir o diálogo para as negociações que se seguirão, já que participam representantes das empresas e entidades patronais onde atua a nossa categoria. É uma oportunidade para que o sindicato deixe clara a sua disposição de chegar a um acordo ou convenção coletiva de trabalho à mesa de negociação. A atividade também é um momento em que temos a chance de ter um panorama claro da conjuntura econômica e política na qual as campanhas salariais se darão, pois temos a presença de especialistas do mundo do trabalho abordando esses temas de forma muito precisa. Ao longo desses anos, o seminário tem se mostrado uma ótima forma de dar a largada a esse processo de negociações coletivas que, afinal, são a nossa função precípua como entidade sindical.

O que o SEESP espera das negociações salariais deste ano?

Murilo Pinheiro – Apesar da crise econômica, nossa expectativa é que possamos ter bom diálogo com os empregadores e chegar a resultados positivos tanto para os engenheiros quanto para o setor patronal. Isso porque é obviamente do interesse das empresas poder contar com mão de obra qualificada e comprometida com os seus objetivos e metas. E para se ter isso é necessário que haja contrapartida. Assim, vamos trabalhar com uma pauta que, em linhas gerais, buscará a recomposição da inflação do período, ganhos de produtividade e garantia de benefícios.

Como os acordos salariais podem contribuir para a melhora da economia?

Murilo Pinheiro – Uma questão básica é que, ao se recompor os salários e garantir aumento real, aumenta-se o poder de compra do trabalhador e, portanto, fortalece-se o mercado interno. Isso é fundamental para injetar dinheiro na economia e aquecê-la. E certamente é algo de que estamos precisando nesse momento no País.

EVENTO

XVII Seminário de Abertura das Campanhas Salariais

Data: 18/04/2017

Hora: 17horas

Local: Sede do SEESP, rua Genebra, 25 Bela Vista, São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *