Setor da construção civil premia empresas por boas práticas de combate à Covid-19

Iniciativa do Sinduscon-MG reconhece construtoras associadas que mais se destacaram em ações de prevenção à doença

187

Novembro, 2020 – Foram anunciados, nesta semana, durante o evento Fim de Tarde Virtual do Sinduscon-MG, os vencedores da 22ª edição do “Prêmio de Segurança do Trabalho”. Iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e seu braço social, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), a premiação homenageou as três construtoras com as melhores soluções práticas e econômicas para prevenção do novo coronavírus nas empresas: Construtora Castor, Emccamp Residencial e Racional Engenharia.

“O prêmio reforça que a saúde e a segurança dos trabalhadores da construção civil são nossas principais preocupações. Destaco, principalmente, a atuação das nossas empresas associadas no desenvolvimento de boas práticas de enfrentamento à Covid-19 e a importância da atividade para a economia e a geração de emprego e renda”, afirmou Geraldo Linhares, presidente do Sinduscon-MG. Eduardo Moreira, vice-presidente de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG, ressaltou a participação das empresas na premiação. “Estamos felizes com o trabalho de prevenção que elas vêm realizando. A construção civil mais uma vez mostra que é possível ter bons resultados com soluções acessíveis.”

A Construtora Castor desenvolveu um totem de álcool em gel feito de canos de PVC, que é acionado pelo pé. A solução foi criada pelos trabalhadores da empresa com material disponível nas obras, abordando duas ações importantes no combate à Covid-19: a higiene das mãos e a falta de contato com superfícies.

Além das campanhas educativas institucionais de prevenção, a Emccamp Residencial realizou a adaptação de pedais para acionar torneiras das pias e saboneteiras. Bebedouros também foram adaptados com o uso de materiais habituais das obras. De fácil reprodução em outros canteiros, a técnica pode ser utilizada em empresas de outros segmentos.

A Racional Engenharia também foi um dos destaques da 22ª edição do prêmio. A prática vencedora foi o fornecimento de três kits de máscaras com cores para cada um dos trabalhadores. Esses kits contêm cinco máscaras de colorações diferentes para troca a cada duas horas, o que estimula o uso efetivo desse tipo de proteção dentro e fora do ambiente de trabalho.

“O objetivo da premiação foi motivar as empresas da indústria da construção, os empregadores e seus empregados a desenvolverem soluções práticas e métodos criativos que contribuam para enfrentar a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus. Esse trabalho é essencial para consolidarmos uma cultura prevencionista nas empresas”, destacou a supervisora da Área de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher. As empresas vencedoras serão agraciadas com um certificado.

O evento contou com a participação das procuradoras do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG), Ana Cláudia Nascimento Gomes e Fernanda Brito Pereira. Em seus depoimentos, elas parabenizaram o Sinduscon-MG e o Seconci-MG pela iniciativa da premiação e as empresas participantes pelas boas práticas de prevenção à Covid-19 criadas. Todas as soluções desenvolvidas serão compiladas em uma cartilha, que será distribuída às empresas associadas das duas entidades.

Fonte: Imprensa/Sinduscon-MG

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.