Sesi Paraná promove encontro das empresas signatárias do Pacto Global

Seminário será nesta segunda-feira (13), no Campus da Indústria, em parceria com o Cifal Curitiba

O Sesi Paraná promove, no dia 13 de junho, em parceria com o Cifal Curitiba, a primeira edição do Encontro das Empresas Signatárias do Pacto Global – ODS na Indústria, com o tema: “Qual a importância dos ODS para os negócios?”. A programação acontece das 13h30 às 18 horas, no Campus da Indústria – o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e o superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, farão a abertura. O evento é para empresas signatárias do Pacto Global.

Para debater o assunto, o Sesi traz representantes como a secretária executiva da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Beatriz Martins Carneiro, o diretor do Programa de Desenvolvimento Local do UNITAR (Instituto das Nações Unidas de Treinamento e Pesquisa), Alex Mejia, o coordenador-geral para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Mario Mottin, entre outros convidados.  O seminário também traz para o debate representantes de empresas e multinacionais.

“Além da evidente responsabilidade das indústrias sobre o impacto de suas atividades no meio onde estão inseridas, tornar-se um signatário do Pacto Global traz ganhos imensuráveis para os negócios. Especificamente os ODS, por se tratarem de ativos intangíveis, influenciam diretamente no valor real das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, contribuindo para o bem de toda a sociedade”, salienta o superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares.

O Sesi Paraná é signatário do Pacto Global desde 2003. Definidos por meio de consultas públicas em mais de 50 países, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para as pessoas e o planeta.

O debate entre representantes e empresários é uma oportunidade para que se possa identificar oportunidades e alternativas de atuação nas indústrias, além de refletir sobre os desafios que os ODS representam aos negócios. O seminário também apresentará cases de sucesso de empresas como a multinacional Novozymes (da área de biotecnologia), que demonstrarão como é a adesão aos ODS na prática.

Na ocasião, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) assina convênio com o UNITAR com objetivo de manter relações educacionais e de intercâmbio entre o Instituto e a agência da ONU. Neste sentido, o acordo de cooperação tem como foco oferecer diversas integrações em conjunto com a Faculdade da Indústria IEL, como a realização de seminários internacionais sobre o desenvolvimento global e o papel da indústria, além da promoção de intercâmbios para que estudantes conheçam a sede da agência em Genebra, na Suiça. A Faculdade da Indústria IEL também tem o objetivo de possibilitar aos alunos a realização de estágios na ONU UNITAR.

PROGRAMAÇÃO:

13h30min às 14h  – ABERTURA

  • Presidente do Sistema FIEP, Edson Campagnolo
  • Superintendente do Sesi PR, José Antonio Fares
  • Secretária Executiva da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Beatriz Martins Carneiro
  • Diretor do Programa de Desenvolvimento Local do UNITAR, Alex Mejia

14h às 15h – PAINEL 1: “COMO TRADUZIR A AGENDA 2030 PARA CRIAR ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS”

Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade para a América Latina da Novozymes, Pedro Luiz Fernandes

Coordenador-geral para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Mario Mottin

Diretor do Programa de Desenvolvimento Local do UNITAR, Alex Mejia

Representante do Pnud, Luciana Aguiar

15h às 16h – PAINEL 2: “A INDÚSTRIA PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”

Coordenadora de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional, Heloisa Covolan

Secretária Executiva da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Beatriz Martins Carneiro

Diretor de Pesquisas do IBGE, Roberto Olinto

16h às 17h – PAINEL 3: “ESTRATÉGIAS QUE O SETOR INDUSTRIAL PODE ADOTAR”

  • Presidente da Organização Mundial das Famílias – ONU, Deisi Noeli Weber Kusztra
  • Supervisora de comunicação da Usina Santa Terezinha, Suelen Loraine Aguilar Albuquerque.
  • Representante da Klabin.

17h às 18h – DIÁLOGO COM OS PAINELISTAS: “COMO GANHAR COMPETITIVIDADE ALINHANDO OS ODS AO NEGÓCIO DA EMPRESA?”

Serviço:

Encontro das Empresas Signatárias do Pacto Global

Local: Campus da Indústria – Sala de Convenções (Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico). Dia 13 de junho, das 13h30 às 18 horas.

Inscrições: o seminário é restrito às empresas signatária do Pacto Global. Elas ainda podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail: ods@sesipr.org.br.

Outras informações pelo telefone: (41) 3271-7523.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *