Seconci Goiás promove palestra sobre Proteção Contra Choques Elétricos em obras

Fevereiro, 2019 – Perito Judicial do TRT falará durante o 1º Encontro Técnico de Saúde e Segurança do Trabalho sobre mudanças introduzidas pela NR-18, do Ministério do Trabalho e Emprego, e que tornaram mais rigorosos os procedimentos preventivos nas instalações elétricas dos canteiros de obras

Valdivino dos Santos

Gestores e responsáveis por canteiros de obras em todo País, dos grandes aos de pequeno porte, devem ficar ainda mais atentos ao atendimento às normas de segurança para as instalações elétricas provisórias, ou seja, aquelas usadas durante a execução da obra. É que há quatros meses está em vigor  alteração na Norma Regulamentadora NR-18, editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e que trata das condições e do ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

De acordo com o engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, consultor e perito judicial do TRT 18ª Região, Valdivino Paulo dos Santos Júnior, o objetivo da mudança foi o de deixar a norma mais clara e objetiva, trazendo assim algumas regras mais rígidas. O especialista tratará do tema durante o 1º Encontro Técnico de Saúde e Segurança do Trabalho, que será realizado no dia 28 de fevereiro, na sede do Seconci Goiás – Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás, no Jardim América, em Goiânia. Com a palestra “Proteção contra choques elétricos em canteiros de obras”, o consultor pretende apontar de forma prática os meios de atendimento aos novos requisitos legais, bem como citar experiências bem sucedidas nos canteiros de obras.

Dentre as mudanças mais importantes introduzidas pela NR-18 está a obrigatoriedade de que cada obra tenha um prontuário de instalações elétricas, em que constem todas as informações e documentação sobre as instalações provisórias nos canteiros de obras, incluindo o projeto de rede, laudos de aterramentos e outros itens. Outro quesito que a nova redação da Norma deixa mais explícito, segundo Valdivino Paulo, é a obrigatoriedade de que todas as instalações elétricas sejam realizadas por profissionais com formação na área, não podendo, portanto, ser executadas por profissionais com outras formações, ainda que tenham algum tipo de conhecimento informal sobre as técnicas.

Uma das organizadoras do evento, Lourença Costa, técnica em segurança do trabalho do Seconci Goiás, afirma que o objetivo do evento é despertar os técnicos e gestores de obras para estar em constante atenção quanto aos requisitos normativos relacionados ao tema, para evitar acidentes. O encontro é direcionado a engenheiros, técnicos em segurança do trabalho, gestores, encarregados, mestres de obra, profissionais da área elétrica e demais interessados. A entrada é gratuita e o cadastro pode ser feito pelo site do Seconci Goiás.

Serviço

Data: 28 de fevereiro de 2019 (quinta-feira).

Horário: das 14 horas às 16h

Local: Sede do Seconci Goiás

Endereço: Rua C-136, nº 681, Qd. 307, Lt. 20/21, Jardim América, Goiânia-GO.

Inscrição: www.seconcigoias.com.br

Mais informações: (62) 3250-7508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *