Saúde e Bem-Star: 5 dicas para fazer a sua própria horta caseira e agroecológica!

Março, 2019 – O Namu Cursos (https://namucursos.com.br/), primeira plataforma on-line para uma vida equilibrada, lançou uma novidade: o curso “Hortas Caseiras e Agroecológicas”. São 10 videoaulas de aproximadamente 30 minutos cada uma, que ensinam desde a montagem do canteiro até o momento certo para podar. O investimento é de R$ 286 reais e também conta com uma apostila complementar. A agroecologista Alessandra Nahra ensina como plantar os próprios alimentos de maneira econômica e sustentável. Confira!

1º Passo: Veja onde há luz natural

Segundo Alessandra, o primeiro passo é encontrar um local onde haja bastante luz, “pode ser uma laje da casa, um quintal, uma varanda ou até mesmo o parapeito de uma janela, mas é importante ser um local que você passe todos os dias, para que consiga sempre ver a horta”, diz.

2º Passo: Use recipientes para fazer canteiros

Um dos pontos a serem ressaltados em uma horta caseira é que não precisar ter terra no chão. “É possível usar praticamente qualquer recipiente: caixote de feira, baldes plásticos e caixas de isopor. Até gavetas de madeira podem virar canteiros”, explica a professora.

3º Passo: Encontre a espécie mais adequada para plantar

Para Alessandra, é preciso utilizar o bom senso na hora de escolher o que plantar. “Não adianta plantar agrião se você ou ninguém da sua casa come este vegetal”. Em adicional, é importante levar em conta a geografia do espaço que se tem disponível para a seleção. “Plantas como hortaliças, temperos e aromáticas exigem pelo menos 5 horas de sol direto por dia. Ou seja, é preciso de um espaço que receba luz mais constante”, esclarece. Mas não desanime se sua casa não recebe tanta luz! “Pesquise espécies mais resistentes e experimente”, diz a professora.

4º Passo: Sempre cubra o solo com matéria orgânica

Ele precisa estar sempre coberto com palha, folhas secas e restos de poda. “Aquele que fica exposto perde a umidade. Além disso, a ação bactericida do sol atrapalha os microrganismos, responsáveis por tornar o solo rico em nutrientes”, revela Alessandra

5º Passo: Adube e regue com regularidade

Este é um passo muito importante para manter a planta bem nutrida.  “A cada 20 dias a terra precisa ser revestida com composto orgânico, humus de minhoca ou bokashi”, lembra a agroecologista. Ela ressalta ainda que é preciso regar a planta todos os dias. “É importante, porém, ter cuidado para não exagerar nas doses de água”, finaliza.

Acesse o site www.namucursos.com.br

Fonte: Imprensa/ Namu Cursos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *