Saúde e beleza marcam comemoração das mães do Vida em Movimento

Muita emoção e animação marcaram a festa do dia das mães do programa Vida em Movimento da Prefeitura de Itaboraí, na manhã dessa sexta-feira (06/05) na sede do projeto, no Centro. Cerca de 40 idosas, que também são alunas do EJA (Escola para Jovens e Adultos), assistiram uma palestra sobre saúde na terceira idade, receberam presentes pelo Dia das Mães e participaram um de “roda de beleza” onde tiveram oportunidade de fazer limpeza de pele, maquiagem, sobrancelha, manicure e corte de cabelo grátis.

PROJETO
A nutricionista Larissa Caldas e a assistente social Maria Aparecida fizeram palestra no Projeto Vida em Movimento – foto Sandro Giron

O evento, que já vem sendo realizado desde terça-feira (3/5), na sede do programa, contempla os 23 polos espalhados pela cidade. A comemoração, que vai se estender até a próxima terça-feira (9/5), pretende recepcionar todas as 1.700 senhoras que participam do projeto com tratamento de beleza e um lanche especial.

 “Elas merecem, já passaram por muitas coisas na vida e agora precisamos mostrar o quanto são importantes. Todas saem daqui felizes e mais lindas do que já são. O nosso objetivo é estimular nelas a autoestima. Por isso, distribuímos um porta-retratos com a foto de cada uma. Elas se olham e veem como estão felizes”, disse a coordenadora do Vida em Movimento, Ana Cardozo.

A nutricionista Larissa Caldas e a assistente social Maria Aparecida Coelho, ambos do Programa de Saúde do Idoso (PSI), fizeram uma palestra sobre a saúde do idoso e comandaram um bate papo leve e esclarecedor, sobre temas como alimentação e saúde íntima.

Mãe de sete filhos, Eliete Ferreira, 65 anos, adorou o evento. Segundo ela, o Vida em Movimento fez com que ela deixasse de ser apenas uma viúva e dona de casa.

“Meus filhos já estão criados e agora é minha vez. Hoje estudo, estou na primeira fase do EJA, faço crochê, bordado, aulas de informática e ginástica. Não paro senão a cabeça para também. Essa palestra de hoje então foi maravilhosa pra mim. Fiz um exame que acusou uma alteração na taxa de glicose.Agora, estou aqui aprendendo o que posso ou não comer”, disse Eliete.

O que é o Projeto Vida em Movimento

O Vida em Movimento atende aproximadamente duas mil pessoas no município, entre homens e mulheres a partir dos 50 anos. O objetivo é resgatar a autoestima e proporcionar melhor qualidade de vida. São oferecidas atividades físicas orientadas por professores especializados, que incluem exercícios de alongamento e um trabalho específico para as articulações, melhorando a força e o equilíbrio. O projeto conta ainda com aulas de informática, hidroginástica, Educação de Jovens e Adultos (EJA), corte e costura, dança de salão, pintura em tela, pintura em tecido, crochê, tricô, vagonite e outros.

O EJA de Itaboraí recebeu uma menção honrosa na entrega da Medalha Paulo Freire, um dos mais relevantes prêmios do Ministério da Educação (MEC) por realizar uma experiência voltada para a educação dos idosos. O projeto ficou entre as 10 melhores iniciativas do Brasil, sendo o único finalista do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *