RIO SESMARIAS RECEBE SERVIÇOS DE DESASSOREAMENTO

A Prefeitura de Resende, em parceria com o Programa Limpa Rio do Governo do Estado, iniciou na quarta-feira, dia 3, serviços de desassoreamento das margens na foz do Rio Sesmarias.

O trabalho prevê a retirada de bancos de areia e barro, desde a ponte onde ele deságua no Rio Paraíba do Sul até a Ponte Nilo Peçanha (Ponte Velha).

Segundo o presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), Wilson Moura, os serviços foram solicitados pela Defesa Civil com a finalidade de melhorar o escoamento do Rio Sesmarias, minimizando os impactos de alagamentos neste período de chuvas de verão.

Limpeza do Rio Paraíba - Jorge Trindade (20)
Créditos: Limpeza do Rio Paraíba. Foto: Jorge Trindade

Os maquinários e funcionários foram disponibilizados pelo Estado, sem ônus para o município. São quatro caminhões basculantes e uma escavadeira hidráulica. Os serviços foram autorizados pela Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado do Ambiente, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

– Além da areia e barro, vamos eliminar lixos e materiais que ficam presos nesses bancos. A previsão é que o trabalho tenha a duração de três meses, mas depende também das condições climáticas – explica Wilson Moura, ressaltando que é bom lembrar que a Prefeitura e o Estado vão realizar serviços de limpeza e não obras no Sesmarias.

Os materiais retirados nessa ação serão levados para uma área no Aterro Sanitário, em Bulhões. Como medida preventiva, a AMAR solicitou uma análise da água e dos materiais que formam os bancos de areia e barro. O resultado não apresentou nenhum fator contaminante, ou seja, não apresenta riscos para a população.

Durante o tempo de realização dos serviços, a AMAR solicitou o apoio da Guarda Municipal para monitorar o trânsito na saída dos caminhões para o Aterro. Outro pedido foi que os caminhões escoem boa parte da água antes de saírem das margens do rio para evitar sujeira nas ruas.

– Mesmo com essa medida, estamos solicitando um caminhão-pipa para ficar à disposição caso haja necessidade de fazer alguma limpeza. Mas é bom lembrar que é um serviço preventivo e muito necessário no Sesmarias – adianta o presidente da AMAR.

No início deste ano, sob a coordenação da Defesa Civil, a Prefeitura já realizou a limpeza das margens em alguns pontos do Sesmarias. Foram retirados entulhos dos pilares e o desassoreamento da calha rio.

Fonte: ASCOM\PMR-RJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *