Reforma da ponte que liga Vitória e Vila Velha utiliza 3 mil toneladas de aço

O local, que atualmente permite apenas o tráfego de veículos, também vai ter ciclovia em ambos os lados

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Março, 2022 – Iniciadas em julho do ano passado, as obras de ampliação da Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, também conhecida como Terceira Ponte – que liga as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo – e da construção da Ciclovia da Vida têm avançado em um bom ritmo e devem ser finalizadas em maio de 2023.

Inaugurada em 1989, o cartão postal de Vila Velha conta com duas faixas de rolamento para veículos em cada sentido em seus 3.300 metros de extensão. No projeto original, o aço foi utilizado para concepção do tabuleiro central com vão que supera 200 metros entre pilares. Com o rearranjo das faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas, com 2,80 metros e as proteções centrais e laterais também serão estreitadas. Já as pistas laterais se destinarão ao uso exclusivo do transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. As reformas utilizam 3 mil toneladas de aço no total.

Construção de ponte em aço.Crédito Semobi/ES

Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), a construção da ciclovia, toda concebida em aço (steel deck, vigas e gradil) serve como forma de destacar a utilização do insumo em grandes obras de infraestrutura, como uma alternativa aos sistemas construtivos convencionais.

O uso do steel deck que consiste em uma laje composta por uma telha de aço galvanizado, perfilada e com nervuras, e com uma camada de concreto, ainda contribui para a racionalização de recursos e agilidade de execução da obra. Ao todo, 209 toneladas de aço steel deck foram fornecidos. No caso da Terceira Ponte, o aço também foi o material escolhido por conta da leveza, facilidade de instalação, sem interrupção do tráfego, e menor peso próprio transferido à estrutura original.

A ponte, que é o principal elo entre as cidades de Vitória e Vila Velha, permite unicamente o fluxo de veículos. Apenas em janeiro desse ano, 1.135.592 automóveis passaram pelo local, segundo o Portal da Transparência do Espírito Santo. Em 2021, o fluxo na Terceira Ponte foi de 14.032.088 veículos. O projeto em andamento ainda consiste na construção de uma ciclovia dos dois lados, antes inexistente, e um rearranjo das faixas no tabuleiro, passando de 2 para 3 metros em cada sentido.

Ciclovia da Vida:

O Governo Federal do Espírito Santo ressalta que o projeto, com valor de R$ 127 milhões, irá aumentar a capacidade de fluxo de veículos na ponte em torno de 40%. As ciclovias ainda receberão grades de proteção contra suicídio, uma demanda grande da sociedade.

Números da obra (fonte: Semobi/ES)

Estrutura de ciclovia montada: 1.334 metros

Estrutura de Ciclovia concretada: 1.138 metros

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240

Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas

Valor do investimento: R$ 127 milhões

Prazo de execução: maio de 2023

Montagem de Pontes de Aço

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) está com inscrições abertas para os cursos Montagem de Pontes de Aço e Projeto de Pontes de Aço pela NBR 16694, que capacitam os estudantes para conceber e projetar com segurança e economia a montagem de pontes metálicas em viga mista e outras estruturas correlatas, além de além de propiciar noções importantes de aspectos ligados ao suprimento, a fabricação e a montagem de pontes.

Para mais informações ou inscrição, acesse o site: https://www.cbca-acobrasil.org.br/site/cursos-presenciais.php.

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