Recuperação de infiltração em galeria de Barragens

0 435

Por Luísa Ayres

Julho, 2019 – Os serviços de recuperação de infiltração em galeria de barragem requerem a utilização de tecnologias capazes de reparar as estruturas de concreto com patologias. Um dos procedimentos adotados pela Intech Engenharia para o tratamento de fissuras é a aplicação de Injeção de Poliuretano, e para o tratamento de juntas a Resina Gel Acrílico.

Algumas vantagens da resina de poliuretano:

– Baixa viscosidade;

– Excelente aderência ao concreto;

– Flexibilidade, podendo ser aplicada em fissuras ativas e passivas;

– Grande durabilidade.

Intech: Tratamento de fissuras e juntas em substrato de concreto em Galeria de Tomada D’Água. Foto: Divulgação Intech

Inicialmente para o preenchimento de fissuras em galeria com Injeção de Poliuretano são instalados os bicos injetores. Os furos para instalação são executados a 45º alternados em relação aos lados das fissuras a serem preenchidos. O cruzamento das fissuras ocorre à meia profundidade, sendo os furos distanciados a metade da espessura da peça a ser injetada. Após a realização dos furos, são introduzidos os bicos injetores que serão vedados com a resina de poliuretano rígido.

A injeção é realizada em cada bico injetor até que o produto transborde no bico subsequente a ser injetado. O procedimento é repetido em toda extensão da fissura.

Quando a infiltração apresenta fluxo de água é necessária a execução de duas etapas para a aplicação da injeção:

– Inicialmente aplicar a Injeção de Espuma de Poliuretano para estancar temporariamente o fluxo de água e permitir a Injeção de Gel de Poliuretano;

– Após a infiltração ser contida, executar a Injeção de Gel de Poliuretano com a finalidade de selar a fissura.

A Injeção de Gel Acrílico tem a finalidade de tamponar os caminhos preferenciais da água entre as juntas e o concreto na galeria. Esses caminhos são ocasionados devido à não aderência do conjunto junta/substrato, emendas imperfeitas e deficiência no adensamento do concreto adjacente. O gel acrílico preenche as faces das abas das juntas, garantindo a vedação das infiltrações. A resina forma uma estrutura maciça altamente elástica, assegurando estanqueidade. O produto é injetado através de bicos de perfurações previamente instalados.

Para a remoção de resíduos presentes no substrato é realizada a limpeza por meio do hidrojateamento. Sempre garantindo a preservação do patrimônio do cliente, preservação ambiental e saúde da mão de obra.

Para mais informações acesse  www.intech.eng.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.