Reaproveitamento de água em canteiro de obras é utilizado como estratégia sustentável em Goiânia

Pesquisa do Instituto Trata Brasil, em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (Asfamas), com produção da GO Associados, divulgada no início do mês de junho, mostra que Goiás é o estado brasileiro que menos desperdiça água. Conforme o estudo, o estado registra 29% de desperdício na distribuição e 152 litros perdidos por ligação. O índice sobre distribuição avalia o nível de perdas da água consumida em um sistema de abastecimento de água potável; enquanto o índice de perdas por ligação mensura o consumo de cada unidade.

Considerando o cenário nacional, Goiás é o estado que mais se aproxima do cenário realista a ser alcançado pela média nacional até 2034, de 25% de perda na distribuição. Colaborando com o resultado da pesquisa e tendo como objetivo gerar economia de recursos hídricos, o Grupo Toctao retoma o premiado projeto Conta-Gotas, no qual foi pensado o reaproveitamento da água utilizada nos canteiros de obras da empresa.

Na iniciativa, que também visa a conscientização ambiental dos colaboradores, tecnologia e modernidade conseguem garantir que se evite o desperdício e promova a otimização da água, comprovando que cada gota pode fazer muita diferença, além de proporcionar economia para todos.

Ações práticas

Nas obras, por exemplo, a água dos aparelhos de ar condicionado é utilizada para limpeza e para regar as plantas. Há também o tratamento por decantação da água, utilizada na limpeza dos caminhões betoneira e nas vias de acesso ou controle da poeira no canteiro de obras. Todo esse trabalho está sendo retomado pelo grupo, dentro das ações de desenvolvimento de práticas sustentáveis, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada no dia 5 de junho.

Neste mês estão sendo realizadas coletas de resíduos eletrônicos, recicláveis, pilhas e baterias, além de medicamentos, tanto nas obras como na sede da empresa, a ação é voltada para os colaboradores. Segundo a gestora ambiental e coordenadora do Sistema de Gestão Integrada da Toctao, Cinthia Martins, tais ações devem ter funcionamento contínuo, no entanto, ela destaca a importância de ações pontuais como a Semana do Meio Ambiente.

“A questão ambiental deve ser lembrada diariamente, sempre orientando nossas ações. Porém, precisamos de datas para celebrar as conquistas e relembrar os desafios que ainda precisamos encarar. Por isso a importância de se promover uma semana voltada à reflexão sobre a proteção do meio ambiente e promoção de atitudes mais sustentáveis entre nossos colaboradores”, afirma ela.

Ainda dentro do calendário de atividades do mês, devem ser realizadas duas palestras, em parceria com a Saneago e a Agência Municipal do Meio Ambiente, para os colaboradores nas obras. Na ocasião, será feito o plantio de mudas de plantas medicinais na horta das obras, além de palestra sobre o uso das ervas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *