Quedas de altura são as maiores causas de acidentes de trabalhadores, aponta o Ministério do Trabalho

Maio, 2021 – Provavelmente você já se deparou com um canteiro de obras e observou pessoas trabalhando em alturas que chegam a dar vertigem. No Brasil, 40% dos acidentes de trabalho estão relacionados com quedas de alturas elevadas, segundo aponta o Ministério do Trabalho.

E esse problema não é apenas observado no Brasil. Dados da agência britânica Health and Safety Executive (HSE/2018), mostram que, na média, ocorrem 121 acidentes envolvendo altura por dia em todo o mundo, sendo que 60% estão relacionados com quedas de escadas, andaimes, plataformas de trabalho, bordas de telhados e telhados frágeis.

Sabendo da importância desse assunto e como a prevenção é a melhor solução para a segurança dos trabalhadores, a MSA Safety Incorporated, fabricante global de produtos para segurança do trabalho e líder de mercado, promove o “II Congresso Anual de Proteção Contra Queda”, que ocorrerá de 25 a 27 de maio de 2021, entre 19h e 21h30.

Para a edição deste ano, a MSA fará um evento gratuito, 100% on-line, dinâmico e inovador, que contará com um palco virtual para proporcionar uma experiência única aos participantes. Além disso, a organização do evento conta com uma plataforma intuitiva para inscrições e emissões de certificados, também de modo digital.

Em sua primeira edição, em 2019, o evento foi realizado de modo presencial e itinerante, passando por quatro cidades e reunindo mais de mil participantes, enquanto, em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, foram realizadas três sessões de webinars que tiveram mais de 2.500 inscritos por dia. Em 2021, a empresa se uniu a alguns de seus distribuidores para proporcionar este evento virtual e espera impactar ainda mais profissionais por conta do formato inovador, o qual comporta até 15 mil participantes por dia.

“O evento vem em concordância com a missão da MSA: que homens e mulheres trabalhem em segurança e que eles, suas famílias e comunidades possam viver com saúde em todo o mundo. Por isso, queremos um evento relevante e de alto valor, à altura da expectativa de todos”, afirma Vitor Kiem, CEO da fabricante no Brasil.

A agenda do encontro virtual foi pensada para que as sessões sejam interativas e tragam para discussão temas atuais relacionados à proteção contra queda. Além das palestras, haverá painéis de discussão, estudos de casos e testes em laboratório para demonstração de conceitos aplicados na prática.

Na lista de palestrantes e moderadores encontram-se profissionais e especialistas ligados ao mercado de segurança nacional e internacional, como: Erick Lage, da Agência Nacional das Empresas de Acesso por Corda (Aneac); Chris Irwin, instrutor global de treinamento da MSA Internacional; Gianfranco Pampalon, consultor técnico do Seconci (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo); Mário Sobral Jr., professor de segurança do trabalho no IFAM; Nestor Neto, técnico de segurança com vasta experiência em prevenção de acidentes; Rúbia Pereira, CEO do Academy SST; Júlio Botelho, perito judicial; Sérgio Chagas, Bombeiro Militar e Instrutor de Resgate em Espaço Con­finado na Texas A&M University/EUA; Paulo Henrique, diretor da empresa Ultra Climber Resgate e Serviços; Tiago Santos, Consultor Especialista em Proteção Contra Queda da TSST; entre outros especialistas da MSA do Brasil.

“Um dos principais fatores que devemos nos ater é seguir estritamente as normas oficiais de segurança. Cumprir requisitos legais é o primeiro pilar de um sistema de gestão e a NR 35 comprovou sua eficácia na redução dos índices de acidentes com quedas. Agora, o PGR da NR 1 será mais um aliado na missão de reduzir ainda mais estes índices”, reforça Gianfranco Pampalon.

A Norma Regulamentadora 35, ou apenas NR 35, estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, em prol da segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura, assim como o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Já Chris Irwin falará sobre a diversidade de tipos de equipamentos de proteção contra queda e as utilizações de cada tipo, abordando desafios enfrentados há muito tempo no mercado para apresentar um comparativo entre os benefícios e malefícios de cada tipo de sistema de proteção contra queda. “Com essas informações é possível, ao profissional, escolher, de forma mais fácil, o equipamento de proteção contra queda mais adequado para o trabalho que realiza e, especialmente, conhecer algumas das regras de utilização”, diz Irwin.

Ainda segundo Chris Irwin, para os profissionais que trabalham com as questões relacionadas à altura, sejam usuários diretos ou como gestores, o “II Congresso Anual de Proteção Contra Queda” é um evento obrigatório e imperdível. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link:

Serviço:

Data: 25 a 27 de maio de 2021

Horário:19h às 21h30

100% gratuito

Evento on-line em plataforma interativa para até 15 mil participantes por dia

Certificado de participação

Sorteio a cada dia de evento

Link para inscrição: https://tockify.com/msasafety/detail/170/1621969200000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *