Quebrando Tabu: Homenageando EXU, orixá abre caminho para a Grande Rio vencer carnaval da Sapucaí 2022

Combate ao racismo religioso foi o marco do desfile da Escola de Samba de Duque de Caxias

182

Sete Chaves de Exú leva Grande Rio ao inédito título do carnaval carioca após 33 anos de desfile no grupo especial. A Escola de Samba de Duque de Caxias(município com maior némeros de Terreiros de Candomblé do Estado do Rio de Janeiro), baixada fluminense não só levou o campeonato como também mandou um recado forte ao pais: Diga Não ao Racismo Religioso de matriz africana, que nos últimos anos tem sofrido diversos ataques criminosos praticados bandidos.

No Portal G1, uns dos autores do samba Arlindinho Cruz, afirmou:

“O enredo é a desmistificação de Exu, é falar essa verdade do povo de Caxias, vendo a grande Rio ser campeã. Caxias é o lugar do Rio de Janeiro com maior número de terreiros de candombé e de umbanda. A Grande Rio quando fala da verdade, a verdade não mente!”. 

Num carnaval marcado cada vez mais por carnavalesco jovens, na Grande Rio não é diferente, uma dupla dá o tom artístico da escola.

O ator e dançarino Demerson D’Álvaro deu vida ao orixá Exú no desfile da Grande Rio (Foto: Wigder Frota)

“O enredo tem um conjunto de importâncias. A principal delas é desconstruir os estereótipos negativos que foram atribuídos devido a esse processo de racismo religioso à divindade Exu, que é uma divindade múltipla e viva. Mas foi incorporada por todos na Avenida”, disse Leonardo Bora, um dos carnavalescos da Grande Rio ao G1

Gabriel Haddad, o outro carnavalesco, lembrou do desfile de 1993, quando a Grande Rio voltou ao Grupo Especial e nunca mais caiu. “”Em 93, a Grande Rio cantou um ponto de Exu na Avenida. Parece que estava tudo escrito. Com enredo sobre Exu e contra a intolerância religiosa, a Grande Rio é campeã!”, disse ao Portal G1.

Outro grande destaque da Grande Rio foi o ator Demerson D’alvaro que interpretou o Orixá Exu na Comissão de Frente Arrancando muitos elogios e aplausos do público é, lógico deixou os olhos dos jurados emocionados, levando 10.

Paola de Oliveira, atriz da TV Globo e o ex – BBB Gil do Vigor foram pé quente ao desfilarem pela tricolor de Caxias e serem premiados com o título.

Na 2ª Colocação ficou a Beija Flor, com  o Enredo: “Empretecer o Pensamento é Ouvir a Voz da Beija-Flor.”.

Unidos do Viradouro terminou em 3ª lugar, Vila Isabel, em 4ª lugar, Portela, em 5ª lugar e a Acadêmicos do Salgueiro na 6ª posição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.