Quebrando Tabu: Homenageando EXU, orixá abre caminho para a Grande Rio vencer carnaval da Sapucaí 2022

Sete Chaves de Exú leva Grande Rio ao inédito título do carnaval carioca após 33 anos de desfile no grupo especial. A Escola de Samba de Duque de Caxias(município com maior némeros de Terreiros de Candomblé do Estado do Rio de Janeiro), baixada fluminense não só levou o campeonato como também mandou um recado forte ao pais: Diga Não ao Racismo Religioso de matriz africana, que nos últimos anos tem sofrido diversos ataques criminosos praticados bandidos.

No Portal G1, uns dos autores do samba Arlindinho Cruz, afirmou:

“O enredo é a desmistificação de Exu, é falar essa verdade do povo de Caxias, vendo a grande Rio ser campeã. Caxias é o lugar do Rio de Janeiro com maior número de terreiros de candombé e de umbanda. A Grande Rio quando fala da verdade, a verdade não mente!”. 

Num carnaval marcado cada vez mais por carnavalesco jovens, na Grande Rio não é diferente, uma dupla dá o tom artístico da escola.

O ator e dançarino Demerson D’Álvaro deu vida ao orixá Exú no desfile da Grande Rio (Foto: Wigder Frota)

“O enredo tem um conjunto de importâncias. A principal delas é desconstruir os estereótipos negativos que foram atribuídos devido a esse processo de racismo religioso à divindade Exu, que é uma divindade múltipla e viva. Mas foi incorporada por todos na Avenida”, disse Leonardo Bora, um dos carnavalescos da Grande Rio ao G1

Gabriel Haddad, o outro carnavalesco, lembrou do desfile de 1993, quando a Grande Rio voltou ao Grupo Especial e nunca mais caiu. “”Em 93, a Grande Rio cantou um ponto de Exu na Avenida. Parece que estava tudo escrito. Com enredo sobre Exu e contra a intolerância religiosa, a Grande Rio é campeã!”, disse ao Portal G1.

Outro grande destaque da Grande Rio foi o ator Demerson D’alvaro que interpretou o Orixá Exu na Comissão de Frente Arrancando muitos elogios e aplausos do público é, lógico deixou os olhos dos jurados emocionados, levando 10.

Paola de Oliveira, atriz da TV Globo e o ex – BBB Gil do Vigor foram pé quente ao desfilarem pela tricolor de Caxias e serem premiados com o título.

Na 2ª Colocação ficou a Beija Flor, com  o Enredo: “Empretecer o Pensamento é Ouvir a Voz da Beija-Flor.”.

Unidos do Viradouro terminou em 3ª lugar, Vila Isabel, em 4ª lugar, Portela, em 5ª lugar e a Acadêmicos do Salgueiro na 6ª posição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *