Qualifica Construção: Sinduscon-Rio, Firjan/SENAI e Sintraconst-Rio assinam convênio em prol da capacitação profissional na Construção Civil

Na manhã de hoje (28), o aperto de mãos entre o presidente do Sinduscon-Rio, Claudio Hermolin, e o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, selou o convênio de qualificação profissional dos trabalhadores da Construção Civil firmado entre as entidades, com a parceria do Sintraconst-Rio. A cerimônia aconteceu durante o Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan, na unidade Tijuca, onde fica o Centro de Referência em Construção Civil, local em que acontecerão os cursos.

“Não existe setor forte sem termos apoio e, hoje, é um dia importante para a Construção Civil, pois esse convênio objetiva qualificar nossa mão de obra, com o que há de mais inovador para auxiliar na transformação digital que o setor está passando. Certamente, sairão daqui trabalhadores mais preparados para essa nova indústria da construção que está se apresentando”, afirmou Hermolin.

Presidente do Sinduscon-Rio, Claudio Hermolin, e o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano. Divulgação

Nomeado de Qualifica Construção, o projeto terá a oferta de cursos aos gestores e trabalhadores, com foco em capacitação e inovação, com o objetivo de elevar a produtividade e, consequentemente, a competitividade das empresas.

De acordo com Luiz Césio, os três pilares de aprendizagem e aperfeiçoamento do programa de qualificação profissional da Firjan estão focados em industrialização, digitalização e sustentabilidade. “Nosso objetivo com esse convênio é disponibilizar vagas aos trabalhadores do setor, nas áreas de interesse e de abrangência do Sinduscon-Rio, contribuindo assim para o desenvolvimento da construção civil”, disse ele.

O presidente do Sinduscon-Rio complementou a fala de Césio, destacando que o setor é a locomotiva do desenvolvimento do estado do Rio, uma vez que atua diretamente na geração de empregos. “Por isso a qualificação deve ser um ponto de atenção. Com a qualificação, reduz-se o índice de desemprego, aumenta-se a produtividade e impulsionamos o progresso do Rio”, afirmou.

Representando o presidente do Sintraconst-Rio no ato da assinatura do convênio, Vaguiner dos Santos Moura, vice-presidente da entidade, disse que o projeto Qualifica Construção será importante para fortalecer a categoria. Por sua vez, o presidente do Sindicato, Carlos Antonio Souza, ressaltou que a capacitação e os avanços tecnológicos constroem um setor melhor e mais produtivo. “Esse convênio firma o início de um novo tempo na relação capital e trabalho, alcançando melhor desempenho dos trabalhadores da construção civil. é uma parceria importante para a categoria e para os desafios que temos pela frente”, concluiu.

Centro de Referência

Após a assinatura do convênio, os presentes puderam conhecer as instalações do Centro de Referência em Construção Civil da Firjan/SENAI, que amplia a capacidade de atendimento em educação profissional à cadeia produtiva da construção, com foco no futuro do trabalho e da indústria, com capacidade para atender até 3 mil alunos por ano.

O portfólio de cursos, baseado nos pilares citados por Césio, traduz-se em três linhas de cursos principais: formação na metodologia BIM (Building Information Modeling), novos processos construtivos e cursos na área de energias renováveis, eficiência energética, instalações para reuso e reaproveitamento de águas pluviais e outras propostas voltadas para a sustentabilidade, incluindo tecnologias inteligentes de automação predial e residencial.

À medida que os cursos forem sendo disponibilizados pela Firjan, o Sinduscon-Rio e o Sintraconst-Rio levarão aos seus associados as oportunidades de qualificação. “Estamos todos juntos para fazer a diferença e impulsionar o setor”, finalizou Hermolin.

Fórum Setorial

O Fórum Setorial da Construção Civil da Firjan é presidido por Marcelo Kaiuca. Também estavam presentes, como associados Firjan,  membros do Fórum ou convidados, a diretora executiva do Sinduscon-Rio, Carla Oliveira; os vice-presidentes da entidade, Vinícius Benevides, Jorge Zarur e Guilherme Tonelli; os conselheiros do Sinduscon-Rio, Rodrigo cavalheiro e Daniel rios; o superintendente da Ademi-RJ, Murillo Allevato, além do assessor do Fórum, Roberto da Cunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *