Profissionais se reúnem em seminário para discutir sobre descolamento cerâmico no Recife

Problema tem sido verificado em obras imobiliárias de todo o país

O setor da construção civil de todo o país tem se deparado com uma problemática nas obras imobiliárias: o descolamento de placas cerâmicas em áreas internas. Por conta disso, esse será o tema abordado no IX Seminário Pernambucano de Revestimentos, que acontecerá no dia 05 de dezembro, das 16h às 19h, no auditório do Sinduscon/PE, no bairro da Boa Vista, no Recife.

Promovido pela Comunidade da Construção e pela Tecomat, o evento iniciará com uma discussão sobre a patologia, apresentada pelo professor da UPE e Diretor Técnico da Tecomat, Angelo Just. Em seguida, a engenheira Amanda de Andrade Neme, coordenadora do Comitê de Deslocamento da ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), fará uma análise do elemento cerâmico, mostrando a visão do órgão certificar sobre o assunto. Por fim, o professor da USP-EPUSP, Flávio Leal Maranhão, apresentará alguns estudos de laboratório desenvolvidos para entendimento dos fatores desenvolvidos nos problemas de descolamento.

“Esta patologia tem surgido em obras de vários estados brasileiros, o que tem levado o setor a discuti-lo com maior frequência. Tanto é que na semana seguinte ao seminário pernambucano, haverá um grande workshop sobre o tema, em São Paulo, no qual também proferirei palestra”, explicou o Diretor Técnico da Tecomat, Angelo Just. Segundo o profissional, apenas nos últimos 12 meses mais de 10 casos similares de descolamento cerâmico em áreas internas foram diagnosticados na região Nordeste, tanto em pisos quanto em paredes. “Na maioria dos casos, os sintomas se manifestaram antes mesmo da entrega dos imóveis”, revelou.

As inscrições custam R$ 40 (profissionais) e R$ 20 (estudantes, mediante apresentação de cópia da carteira de estudante 2016). Para os membros da Comunidade da Construção, a entrada será gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3092-7070 ou por meio do e-mail comunidaderecifepe@gmail.com.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *