Preservação dos Oceanos: Fundação Tara Océan promove conferências sobre a sustentabilidade do oceano, além de exposições, oficinas e visitas virtuais ao seu navio-laboratório

151

Novembro, 2021 – A fundação francesa Tara Océan promove no dia 5 de novembro , a partir das 14h, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a conferência “Um Oceano Sustentável”. Com a presença do Diretor Executivo da Fundação, Romain Troublé, da Embaixadora da França, Mme Brigitte Collet, e de representantes do Ministério do Meio Ambiente e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Niterói e de Educação do Rio, o evento reunirá cientistas, empresas e representantes de governos para debater não só os impactos das mudanças climáticas e da poluição sobre o oceano, como também apresentar iniciativas concretas que estão contribuindo, por exemplo, com a redução de plásticos no entorno da Baía de Guanabara.

Entre os palestrantes confirmados está a oceanógrafa Letícia Cotrim, única cientista brasileira a integrar o time de autores do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); e Hugo Sarmento, professor da Universidade de São Carlos e um dos membros mais longevos da equipe de pesquisadores da Fundação Tara Océan (“Microbioma do oceano, a multidão invisível e essencial para o planeta”).

Preservar os oceanos Tara Océan

A conferência abre a série de atividades gratuitas, que irão até quarta (10) e incluem exposições sobre microplástico no mar e o microbioma marinho, além de visitas virtuais ao navio-laboratório Tara, que ficará ancorado ao lado do Museu do Amanhã até o dia 7 e na Marina da Glória entre os dias 8 e 10. Entre as atividades previstas estão oficinas educativas com vídeos, jogos, revistas para o público jovem e a oportunidade de conhecer e/ou de usar uma nova ferramenta de divulgação científica: um microscópio 3.0 adaptado para a ciência participativa.

Entre os destaques da programação, estão outras duas conferências: no dia 7, no Museu de Arte do Rio, a pesquisadora Andrea Green e a empreendedora ambiental Anna Beserra estão entre as convidadas para a Conferência sobre o Compromisso Ambiental da Mulher, que apresentará visões e sugestões de ações para a proteção do planeta sob a perspectiva do gênero feminino; e no dia 9, na Mediateca da Maison de France, acontece a conferência científica “Impactos das mudanças climáticas e das poluições de origem humana sobre o Oceano Atlântico”.

Educação dos Oceanos. Tara Océan

A passagem da Fundação Tara Océan pelo Rio será também a ocasião para a Embaixada da França concluir a primeira edição do FrancEcolab Brasil. O projeto reúne mais de 3.500 estudantes, de 7 a 18 anos, de 50 escolas públicas e privadas de todo o Brasil e mais de 200 jovens, de 18 a 26 anos. Eles participaram de capacitações, webinários, exposições, oficinas e concursos sobre a proteção do oceano e a luta contra a poluição por microplásticos. Com o apoio de mentorias, os jovens apresentaram projetos com soluções reais. Esses defensores e defensoras do oceano formarão uma rede permanente, um legado de proteção ao meio ambiente.

Para participar de alguns eventos, é necessária inscrição prévia. Abaixo, a programação completa e links de inscrição.

Programação – Expedição Tara no Rio

De 4 a 7 de novembro, o navio laboratório Tara estará no Museu do Amanhã, e de 8 a 10, na Marina da Glória. A programação inclui três conferências científicas, atividades educacionais e recreativas, visitas virtuais e exposições. Toda a programação é gratuita.

Sexta, dia 5 de novembro – Museu do Amanhã

Manhã e tarde – Oficinas Tara Océan / Dedicado para escolas: projeção, oficinas educativas, visitas virtuais.

14h às 17h – Conferência: Oceano Sustentável – Auditório do Museu do Amanhã – Aberto ao público. Inscrições pelo link: https://my.weezevent.com/tara-no-rio-conferencia-5-de-novembro

Diante dos impactos das mudanças climáticas e da poluição causada pelas atividades humanas, o oceano também passa por uma crise ecológica. Cientistas, especialistas, personalidades e jovens vão discutir e apresentar iniciativas concretas para um oceano sustentável.

14h – Sessão de abertura

– Ricardo Piquet, Diretor do Museu do Amanhã

– Romain Troublé, Diretor da Fundação Tara Océan

– Brigitte Collet, Embaixadora da França

14h30m – Oceano e Mudanças Climáticas

– Letícia Cotrim da Cunha, Pesquisadora, Uerj: Oceano sob impacto das mudanças climáticas

– Hugo Sarmento, pesquisador, UFScar: Microbioma do oceano, a multidão invisível e essencial para o planeta

– Lee Karp Boss, pesquisadora, Universidade do Maine: O Microbioma do Oceano Ártico sob impacto das mudanças climáticas

15h45m – Projeto France Ecolab – Palavras aos jovens ganhadores do concurso de ativismo ambiental

16h – Poluições no Mar, soluções em terra

– Maya Colombani, Diretora de Sustentabilidade, L’Oréal Brasil: Compromisso com a sustentabilidade até 2030

– Jeanne Fortunato, Coordenadora de Marketing, BR Marinas: Ações de redução de impacto no oceano

– Janaina Bumbeer, Chefe de projetos, Fundação Grupo Boticário: Redes de cooperação pela Baía de Guanabara

– Silvana Gontijo, Presidente, Planeta.com: Projeto Rio Carioca, esse Rio é meu

– Luca Padovani, Presidente, Instituto Aqualung: Projeto Unidos pelo oceano

17h – Da Ciência às ações por um Oceano Sustentável

– Ronaldo Cristofoletti, Professor, UNIFESP, membro do Comitê Brasileiro da Década das Ciências do Oceano

– Ana Paula Ramos, Diretora de Gestão Ambiental e Territorial, Ministério do Meio Ambiente

– Teca Pontual, Subsecretária de Gestão de Ensino, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

– Rafael Robertson, Secretário de Meio Ambiente de Niterói

Sábado, dia 6 de novembro – Museu do Amanhã

8h30m às 11h – Operação de limpeza da Praia de Copacabana com estudantes e jovens que participam do projeto FrancEcolab Brasil.

10h às 12h e 14h às 17h – Oficinas Tara Océan: Visitas virtuais à Tara, apresentação de protocolos científicos, workshops de sensibilização sobre poluição por plásticos e descobertas de microrganismos com curiosidades.

Inscrições pelo link: https://my.weezevent.com/tara-esta-chegando-em-rio-de-janeiro-oficinas-e-visita-virtual-publico

Domingo, dia 7 de novembro

10h às 12h e 14h às 16h- Oficinas Tara Océan: Visitas virtuais à Tara, apresentação de protocolos científicos, workshops de sensibilização sobre poluição por plásticos e descobertas de microrganismos com curiosidades, percurso educativo no oceano, exposições. Atividades gratuitas mediante inscrição prévia.

Local: Observatório do Museu do Amanhã

Inscrições pelo link: https://my.weezevent.com/tara-esta-chegando-em-rio-de-janeiro-oficinas-e-visita-virtual-publico

14h às 15h30m – Conferência sobre o Compromisso Ambiental da Mulher. A conferência apresentará as visões únicas de quatro mulheres, todas elas de diferentes especialidades e origens. Elas compartilharão sua visão e seus pensamentos sobre as ações a serem tomadas para proteger nosso planeta. Atividade gratuita mediante inscrição prévia.

Local: Museu de Arte do Rio (MAR)

Segunda a quarta, dias 8 a 10 de novembro – Marina da Glória

Exposição “Os Invisíveis do Oceano, uma misteriosa biodiversidade”

Eles são as pessoas invisíveis do oceano. Silenciosos, móveis e invisíveis, os microrganismos marinhos, no entanto, prestam-nos imensos serviços. Instalada em frente ao navio-laboratório Tara, a exposição oferece um mergulho no reino do microbioma marinho e na aventura da missão científica.

Visitas dedicadas às escolas do Rio com oficinas de sensibilização sobre a poluição por plásticos mas também sobre as pessoas invisíveis do Oceano (o microbioma marinho).

Segunda a quinta, dias 8 a 11 de novembro – Aliança Francesa Botafogo

Exposição “Plásticos no mar, as soluções estão em terra”

9h às 12h e 14h às 17h – A exposição propõe voltar à fonte da poluição plástica e compreender todos os desafios relacionados a ela. A exposição convida o público a descobrir a complexidade da matéria plástica de forma a levar cada um a mudar seus hábitos. Aberta ao público em geral, gratuita.

Terça, dia 9 de novembro – Bibliomaison – Mediateca da Maison de France

16h – Conferência Científica: Impactos das mudanças climáticas e das poluições de origem humana sobre o Oceano Atlântico.

Inscrições pelo link: https://my.weezevent.com/tara-no-rio-conferencia-cientifica

16h – Boas-vindas com Alain Arnaudet, Adido de cooperação e ação cultural no Rio de Janeiro; Étienne Bourgois, Presidente da Fundação Tara Océan; Olga Anokhina, diretora do Escritório CNRS na América do Sul.

16h20m – Da França para o Brasil: uma trajetória multivariada na cooperação pela ciência do oceano, com o Prof. Jean Valentin, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16h40m – Conhecimento inovador sobre o microbioma para promover o crescimento azul no Atlântico Sul, com a Prof. Andrea Santarosa Freire, da Universidade Federal de Santa Catarina.

17h – Projeto VELITROP, eutrofização com foco na Baía de Sepetiba, com o Prof. Gleyci Moser, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

17h20m – Visão geral e perspectivas das comunidades planctônicas do Atlântico Sudoeste, com o Prof. Sérgio Bonecker, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17h40m – A ciência que precisamos para melhor preservar o oceano, com André Abreu, da Fundação Tara Océan.

De 1 a 10 de novembro – Reserva Cultural Niterói

Exposição “Matérias plásticas: vida selvagem

12h às 23h: Desenvolvida pelo Instituto francês de pesquisa e desenvolvimento (IRD), a exposição tem como objetivo analisar a vida dos plásticos produzidos no Vietnã, seguindo objetos desde seus locais de produção e consumo até o acúmulo de resíduos no ambiente aquático. Aberta ao público em geral, gratuita.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.