Prêmio Vitae-Rio 2018: Comemorando 30 anos de conquista

Novembro, 2018 – A noite do dia 22 de novembro passado foi de festa para a indústria da construção civil. Em sua 13ª edição, o Prêmio Vitae Rio – Construção Segura, Empresa Viva, que ocorreu no Centro de Convenções da FIRJAN, celebrou os 30 anos de existência do Seconci-Rio e  a posse dos membros da nova diretoria. As perspectivas de retomada do setor de construção civil frente às novas expectativas econômicas e políticas deram a tônica do evento, repleto de momentos emocionantes, como a homenagem  ao engenheiro Luiz Chor, um dos fundadores e idealizadores do Seconci, que estava presente à festa.

Divulgação

José Carlos Martins, presidente da CBIC, apontou o desafio da reinvenção como  premissa fundamental para que o setor sobreviva à nova configuração do país: “Quem aperta o botão para que as coisas funcionem é o trabalhador da construção civil. Precisamos nos unir para a melhoria das condições desses trabalhadores, para a geração de mais empregos e o combate às inseguranças” – destacou. Outro momento importante foi a palestra do cientista político e consultor da CBIC, Leonardo Barreto, que falou sobre o futuro da construção civil frente às novas demandas de mercado: “Há diversas maneiras de lidar com as mudanças e aquele que sobrevive a elas não é o mais forte, e sim, aquele que consegue se adaptar ao novo contexto. Estamos vivendo um momento desafiador da história, é importante entender quais são as transformações que estão à nossa frente” .

Guilherme Tonelli, diretor da RJZ Cyrella, que recebeu o prêmio na categoria ouro pelo sexto ano consecutivo, falou sobre a importância do reconhecimento: “Estamos carentes de instituições como o Seconci-Rio, que valorizam o esforço feito para garantir um alto padrão de segurança e saúde aos trabalhadores. O prêmio motiva as empresas a melhorar cada vez mais e assim elevar também o nível dos empreiteiros e das terceirizadas, nossas parceiras para a obtenção de bons resultados” – disse. Para Alexandre dos Reis, diretor da Firjan, a iniciativa do prêmio é fundamental porque  valoriza os processos de segurança num ambiente naturalmente perigoso: “Trata-se de um método educador e transformador para o setor” .

Neste ano, foram entregues os certificados às empresas terceirizadas indicadas pelas empresas participantes da premiação, para serem avaliadas por seu desempenho em Saúde e Segurança do Trabalho: Engemav Engenharia e Instalações; NG Empreiteira; CSL Instalações e Hidráulicas; FEM Empreiteira; Tengel Técnica de Engenharia; e Constata Construções foram agraciadas por terem se destacado na vistoria realizada pela Comissão Permanente Interinstitucional de Saúde e Segurança do Trabalho (CPISS), capitaneada pelo Sinduscon-Rio, Sintraconst-Rio e Seconci-Rio, dentro do Programa Construção Legal.

Na sequência, houve a premiação e as empresas finalistas que desenvolveram seus sistemas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho com excelência, receberam os troféus. Confira os vencedores:

Categoria PREVENÇÃO: Mozak Engenharia; EFER Construtores Associados

Categoria BRONZE: Calçada Empreendimentos Imobiliários

Categoria PRATA: Cofix;  Even Construtora e Incorporadora; MRV Engenharia; Tegra Engenharia

Categoria OURO: RJZ Cyrela Construtora e Empreendimentos Imobiliários

O Prêmio Vitae-Rio é uma iniciativa do Seconci-Rio e do Sinduscon-Rio, com concepção da DMP Consultores Associados. Neste ano, o evento contou o patrocínio da FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – e do PASI – Plano de Amparo Social Imediato, além do apoio da CBIC- Câmara Brasileira da Indústria da Construção e da CNI, por meio do SESI Departamento Nacional. Nesses últimos 13 anos,aproximadamente 70 mil trabalhadores da construção civil são avaliados por cerca de 100 profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho e estudantes de Engenharia e de cursos técnicos de Segurança do Trabalho. As empresas candidatas à premiação passam por duas fases de avaliação, que incluem análises de relatórios e visitas técnicas. O resultado são dossiês detalhados enviados a todos os participantes, que são premiados em três categorias: Prevenção, Bronze, Prata e Ouro.

Fonte: Imprensa/Seconci-Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *