PPPs e concessões vão impulsionar investimento no pós-crise, segundo presidente da CBIC

Na abertura da Fase II do Seminário Concessões e PPPs (Parcerias Público-Privadas) – Ampliação das Oportunidades de Negócios na terça-feira (26/04), em São Paulo, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, abriu o evento destacando que o mercado precisa se preparar para o pós-crise. “O Estado tem que prover os serviços e não executá-los, o Minha Casa Minha Vida é prova disso. As concessões e PPPs têm uma amplitude maior, envolve projetos de hospitais, resíduos sólidos, entre outros. Existe oportunidades em todas as partes. São 5.550 municípios no Brasil. É mais fácil executar empreendimentos menores do que maiores.”

José Carlos Martins, Presidente da CBIC(centro). Crédito: Jorge Rosenberg.

Estima-se que o hiato no setor de infraestrutura seja da ordem de US$ 500 bilhões. Para que essa aplicação seja da ordem de 5,5% do PIB são necessários outros US$ 110 bilhões ao ano. “Por isso, a agenda de mudanças do país deve incluir as PPPs e as concessões. Sem elas, não conseguiremos a necessária ampliação da infraestrutura, indispensável para o aumento da produtividade da economia brasileira”, disse o presidente do Sinduscon-SP, José Romeu Ferraz Neto.
 
Dentro desse contexto, o vice-presidente de Obras Públicas do Sinduscon-SP, Luiz Antônio Messias, acrescentou que cabe aos três poderes também viabilizarem as concessões e PPPs. “Ao executivo, dar mais transparência aos licenciamentos, ao legislativo atuar em matérias que facilitem a relação entre o público e o privado, e ao judiciário auxiliar na segurança jurídica.”
 
De acordo com o presidente da Comissão de Obras Públicas (COP) da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge, desde o ano passado a entidade está apostando no debate sobre concessões e PPPs. “Essa é uma necessidade básica do nosso mercado diante da queda brutal de investimentos nas três esferas de poder. Além disso, queremos contribuir com um modelo mais apropriado para esse país, tirar o poder público de áreas que não competem a ele fazer e que a iniciativa privada vai executar com mais eficiência e mais rapidez e menor custo”.
 
O evento, que reuniu mais de 130 pessoas no auditório do Sinduscon-SP, é promovido nacionalmente pela CBIC e pelo SENAI Nacional e realizado pelo Sinduscon-SP. Essa é a 10º edição de uma série de seminários sobre o tema. O último desta fase será realizado no dia 23 de maio, em Porto Alegre (RS).
 
Em matéria publicada nesta terça-feira (26/04), no Valor Econômico, intitulada PPP e concessão são chance para o Brasil pós-crise, dizem construtores, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, destaca que as concessões e as PPPs são a chance de o Brasil se desenvolver e o momento é de oportunidades.  

Fonte: Boletim CBIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *