Porto do Açu promove 5º Encontro de Agentes Marítimos no empreendimento

Novembro, 2019  O Porto do Açu promoveu ontem, 12, o 5º Encontro de Agentes Marítimos no empreendimento, em São João da Barra. Estiveram presentes no evento profissionais de agências marítimas que já atuam no Complexo, operadores que atuam nos terminais instalados no empreendimento ou nas empresas de apoio portuário (rebocadores, lanchas da praticagem, barcos de serviços). O objetivo do encontro foi aproximar ainda mais os diversos atores envolvidos nas operações do porto e atualizá-los sobre o atual cenário do Açu.

Na palestra “Comunidade Marítima Portuária no Porto do Açu”, foram abordados temas relevantes, tais como: sistema de controle de tráfego VTS/VTMIS utilizado no Porto do Açu e Regulamento Portuário – atribuições e facilidades para os usuários do Açu. O encontro também abordou assuntos do dia a dia dos agentes marítimos que atuam no Complexo.

O Açu conta com VTS no controle do tráfego aquaviário desde 2015 e, segundo Mario Rodrigues, gerente de Navegação da Porto do Açu, a empresa tem compartilhado sua experiência com outros portos brasileiros interessados em absorver as melhores práticas de monitoramento em seus terminais. “Como primeiro porto brasileiro a contar com o VTS, continuamos empenhados em manter nosso sistema de monitoramento sempre atualizado, com as melhores tecnologias e viabilizando a máxima segurança marítima. Considerando somente o ano de 2019 deveremos atingir a marca de 6.000 manobras monitoradas pelo VTS sem nenhum acidente. O entendimento do agente marítimo sobre as funcionalidades do VTS é essencial para a disseminação do conceito de segurança nas operações marítimas”.

O especialista em Operações Marítimas da Porto do Açu, Rogerio Oeda, falou sobre a satisfação de sediar à 5º edição deste encontro: “Acho fundamental que os encontros continuem acontecendo, sempre mesclando informação sobre o Complexo e promovendo networking, O Complexo tem novos números, novos negócios e muitas informações para serem divididas. Fazemos questão de manter todos atualizados, contribuindo para o estreitamento da relação entre os agentes marítimos e os profissionais do empreendimento”, concluiu.

Fonte: Imprensa/ Prumo Logística

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *