Ponte Pênsil é reaberta ao público em São Vicente(SP)

Símbolo da cidade foi completamente restaurado em obra inédita no Brasil

A Ponte Pênsil de São Vicente, cartão postal da cidade, foi aberta ao público nesta manhã (30), após passar por obras de restauração e recuperação estrutural. É a primeira vez que um trabalho desse porte é realizado no Brasil, por conta da complexidade técnica. No mundo, apenas quatro pontes passaram por reforma semelhante.

A Concrejato, empresa responsável pela execução da engenharia, fez a substituição dos 16 cabos de aço, além de recuperar toda a estrutura metálica da ponte nos últimos dois anos. “Executar esta obra foi um desafio técnico para nós. Construímos uma nova ponte para sustentar o peso da Ponte Pênsil para que pudéssemos fazer a troca dos cabos. Ao interditar a ponte por um período, a obra impactou a população local, mas estamos felizes em devolver o símbolo da cidade reformado e seguro para o intenso trafego diário”, conta Aparecida Soukef, gerente responsável pela obra. 

Inaugurada em 1914, a Ponte Pênsil de São Vicente foi a primeira a ser construída no Brasil. A sua localização possibilita um acesso mais rápido entre os municípios do litoral sul e as cidades de São Vicente e Santos. Tombada em 1982, ela possui duas torres de 20 metros de altura, suspensas por cabos de aço. A carga máxima é de 60 toneladas.

Sobre a Concremat:

As Empresas Concremat ocupam o segundo lugar no ranking das maiores companhias de engenharia do Brasil. Com mais de 60 anos de experiência no mercado nacional, a organização reúne oito negócios: Concremat Engenharia, Concremat Ambiental, Concremat Integração, Concremat Inspeções & Laboratórios, Concremat Manutenção, Saybolt Concremat, Concrejato Obras Especiais e Contemat Geotecnia. As Empresas Concremat têm sede no Rio de Janeiro e filiais em 11 ​capitais brasileiras – Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Vitória. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Concremat 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *