Revit, a plataforma ideal nos projetos de arquitetura, engenharia e construção

Por Nehama Shechter Baraban

Março, 2022 – O  Revit é uma plataforma poderosa que mudou a face da indústria de AEC nos últimos anos, mas os arquitetos paisagistas que buscam implementar o BIM em seu trabalho estão encontrando vários obstáculos. A criação de um modelo de terreno preciso requer tarefas complexas e demoradas, mas com o Environment for Revit , o projetista pode facilmente modelar uma paisagem e concluir todo o processo de projeto no espaço de trabalho do Revit. O ambiente é uma extensão natural do Revit que foi desenvolvido por arquitetos paisagistas, com anos de aprendizado com projetos reais e desenvolvendo os fluxos de trabalho mais suaves. Se você é um arquiteto paisagista ou um especialista em BIM que trabalha com arquitetura paisagística, este artigo é para você.

BIM para paisagem: o que, por que e como

Antes de mergulhar no uso do Revit e do Environment for Revit para produzir melhores projetos de paisagem, é útil dar um passo atrás e perguntar por quê. Por que os arquitetos paisagistas ou outros designers de sites devem implementar o BIM em nosso trabalho e por que, especificamente, o Revit plus Environment?

O método BIM tem sido o padrão de projeto de fato para profissionais de AEC por mais de duas décadas. Fornecendo a base para a colaboração entre todos os membros da equipe de projeto e prescrevendo toda a documentação necessária, o BIM, especialmente realizado pelo Revit , é muito mais do que um método de representação e apresentação de projetos, como é o caso do papel e do CAD . É a ferramenta com a qual os arquitetos realmente desenvolvem seus projetos e veem suas criações antes de serem construídas. Qualquer arquiteto, incluindo paisagistas, pode, portanto, entender por que o BIM é o caminho a seguir.

4
Elementos típicos de piso e superfície topográfica em um modelo de paisagem do Revit.

E por que usar o Revit com Ambiente? O Revit, desenvolvido pela Autodesk, é, muito simplesmente, uma das melhores plataformas BIM disponíveis no mercado e a mais utilizada. Fornecendo um conjunto completo de ferramentas criadas para o espaço 3D BIM, o Revit ajuda os arquitetos a alcançar resultados superiores de forma consistente.

CONQUISTE UM MODELO ALTAMENTE PRECISO COM FERRAMENTAS DE TOPOGRAFIA AMBIENTAL
Obtenha um modelo altamente preciso com ferramentas de topografia de ambiente.

Com isso dito, devido ao tamanho relativamente pequeno do segmento de arquitetura paisagística no setor de AEC, o Revit está faltando recursos que a maioria de nós consideraria cruciais para nosso trabalho como paisagistas. É exatamente aqui que o Environment for Revit entra em ação. Environment é o único conjunto de ferramentas que oferece soluções para todas as fases do fluxo de trabalho do projeto paisagístico, transformando o Revit em uma ferramenta imensamente valiosa para profissionais paisagistas.

A faixa Ambiente no Revit contém mais de 40 ferramentas para criar e editar lajes inclinadas e topografias, para modelar paredes, cercas, meio-fio e muito mais. Aqui, vou me concentrar nas seguintes ideias, ferramentas e recursos:

  • Inclinações e nivelamento – O que são topografias e lajes, como as usamos ao projetar paisagens e como o Ambiente simplifica esse trabalho, permitindo que você crie e edite facilmente topografias, modele e edite lajes e use linhas de contorno de maneira eficaz e eficiente para criar declives suaves e graus.
  • Paredes (arquitetônicas e de contenção) – Passando de paredes arquitetônicas bem definidas entre dois níveis, para projetar e organizar paredes amorfas, de altura variável, muros de contenção com apenas uma base ou entre níveis (por exemplo, paredes que descem em uma estrutura de estacionamento).
  • Cercas – Como, com apenas mais alguns cliques e valores de parâmetros, você pode criar um corrimão escalonado em cima de sua parede, que pode ser facilmente modificado conforme altera sua parede ou outras partes do seu projeto.
  • Plantações – Com base na rica biblioteca de plantações do Revit e na capacidade do software de exibir essas plantações em um projeto, o Ambiente facilita a colocação e a replicação, permitindo que você trabalhe em escala.

Também elaborarei brevemente os princípios da modelagem de paisagens no Revit e a abordagem holística (estratégia de trabalho ou fluxo de trabalho) que desenvolvemos ao longo dos anos para modelar paisagens no Revit plus Environment. Essa abordagem leva a resultados de design substancialmente aprimorados em um tempo significativamente menor.

O plano de fundo conceitual para modelagem de paisagem no Revit

Dado que faz apenas alguns anos desde que o uso do Revit para paisagismo e design de sites começou a ganhar popularidade, os fundamentos e estratégias básicas de modelagem de paisagem no Revit ainda são vagos e precisam ser mais esclarecidos.

Princípios Orientadores para o Processo de Modelagem da Paisagem

Após anos de trabalho em projetos paisagísticos, as ferramentas de Ambiente foram desenvolvidas para atender a todas as diferentes situações que você pode encontrar ao projetar seu projeto e para se adequar a várias escalas de projeto. Essas ferramentas são integradas a um fluxo de trabalho holístico de uma estratégia de trabalho que combina ferramentas nativas do Revit com automações de ambiente para agilizar os processos demorados e atingir o LOD necessário de cada modelo.

O primeiro princípio básico é que os projetos paisagísticos devem ser tratados da mesma forma que qualquer outro projeto BIM, onde seu objetivo é entregar totalmente um modelo preciso.

Aqui estão três diretrizes principais que você deve considerar ao trabalhar:

1. Seu projeto é mais do que apenas uma topografia 

Assim como um projeto de arquitetura, seu modelo deve ser composto pelos diversos elementos que você deseja construir. Ao iniciar um projeto, tente pensar em seus elementos de design, como um caminho, um canteiro e assim por diante, e você verá que cada um desses elementos tem diferentes alturas, inclinações e materiais, além de diferentes informações e detalhes requisitos. Por esta razão, você não pode usar uma grande topografia para todo o seu projeto, assim como não há um andar para caber um prédio inteiro.

Dito isso, você deve começar a modelar cada um de seus componentes de projeto separadamente, semelhante à modelagem de um edifício.

2. Não há categoria correta

Softscape e hardscape são termos da área de paisagismo que se referem principalmente ao material do solo, seja solo e plantação ou uma área construída como estradas pavimentadas ou praças urbanas. Isso pode ser um pouco confuso ao entrar no mundo do Revit e usar sua terminologia. Em seu modelo do Revit, tanto o softscape quanto o hardscape podem ser representados usando Slabs ou Toposurfaces . Cada categoria tem vantagens e desvantagens, então cabe a você decidir qual usar em cada situação individual.

Aqui estão alguns parâmetros a serem considerados:

Toposuperfície

  • Muito fácil de trabalhar; não é um fardo para o seu arquivo, mesmo com muitos pontos
  • Linhas de contorno incorporadas
  • Pode mostrar o cálculo rápido de corte e preenchimento
  • Não é possível mostrar o volume do material
  • Oculta elementos subterrâneos em gráficos de vista de seção

Lajes

  • Pode incluir camadas de material e calcular volumes
  • Fácil de manusear para formas e inclinações simples
  • Mais difícil de manusear ao classificar formas complexas
  • Use para um nível mais alto de desenvolvimento

Para máxima flexibilidade, o Environment fornece uma ampla gama de ferramentas para lidar facilmente com ambas as categorias e alcançar um resultado preciso.

3. A superfície é o seu nível

As lajes e paredes no Revit são construídas para anexar aos pisos do modelo. Em um edifício, cada andar, telhado ou parede tem um nível a que se referem, mas em obras o solo é o seu nível , portanto, cada um de nossos elementos deve estar relacionado a uma determinada superfície topográfica ou, em alguns casos, pode estar relacionado a outras. elementos no modelo.

Voltando à metáfora do edifício, imagine como antes de colocar um piso em seu modelo você irá para uma vista de elevação e desenhará seus níveis, e em uma vista de planta você criará o piso e o anexará ao nível relevante. Portanto, no projeto do local, se você projetar uma parede para suportar um canteiro de plantio elevado, provavelmente se referirá ao piso ou à topografia em que está. Um pequeno caminho pode estar relacionado com a entrada de um edifício ou um muro de contenção está relacionado com as superfícies em ambos os lados desta parede.

Fluxos de trabalho e práticas recomendadas

Agora que estabelecemos as principais diretrizes para projeto e modelagem de paisagem no Revit, convido você a abrir seu arquivo de modelo de paisagem. Como é o caso de todos os projetos do Revit, é crucial trabalhar com um modelo adequado. Se você não tiver acesso a um modelo de paisagem adequado disponível, visite nosso site , onde você encontrará nosso modelo padrão de paisagem do Revit. Você pode começar por aí e desenvolver gradualmente seu próprio modelo ou modelos, à medida que acumula experiência trabalhando em diferentes projetos.

Agora, você está pronto e pronto para iniciar seu novo projeto de paisagem.

Iniciar modelagem

Ao iniciar um projeto de paisagem, você deve começar com as seguintes etapas:

  • Importar informações sobre o site existente ou modelá-lo
  • Adquira coordenadas de um arquivo vinculado designado
  • Importar modelos (estradas, edifícios, etc.) de outras equipes
  • Analise e desenhe seu projeto
  • Modele a geometria de seus elementos primários como uma geometria plana em uma vista de planta

Inclinações e Grades

Como o solo é nosso nível base, devemos começar modelando o solo. A estrutura estrutural do seu projeto, como os caminhos de um parque, gramados e áreas de plantio, geralmente contém um ou alguns elementos que determinam a elevação geral do seu projeto. Você deve começar identificando o elemento de design primário ao qual todos os outros elementos podem se referir.

Por exemplo, em um parque, seu elemento principal normalmente será o caminho principal que liga a rua a um determinado ponto dentro do parque; no caso de uma praça urbana, provavelmente será a pavimentação principal que liga o prédio às ruas; e assim por diante.

Como o projeto de lajes inclinadas é muito limitado no Revit, você deve começar criando uma superfície auxiliar para essa laje, e essa superfície será o ‘nível anexado’ para a laje. Se a forma e a inclinação da laje forem muito simples, você pode nivelá-la usando a seta de inclinação do Revit ou usando a ferramenta Match Slope.

Quer mais? Baixe a apostila completa da aula para continuar lendo.

Nehama Shechter-Baraban é uma arquiteta paisagista e uma grande usuária do Revit. Depois de se formar no Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, trabalhou como arquiteta paisagista em duas empresas de paisagismo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *