PIB fraco da construção assusta CBIC. Falta de crédito e demora nas ações governamentais tem sido o grande problema

0 86

Resultado do PIB é positivo, mas setor não acompanha recuperação da economia

PIB da Construção Civil segue fraco no Brasil. Governo segura liberação de crédito e setor liga sinal de alerta geral. Foto: JCC

Dezembro, 2017 – Empresários e dirigentes da indústria da construção receberam com grande preocupação o resultado do Produto Interno Brasileiro (PIB) no terceiro trimestre de 2017: apesar da manutenção da curva de crescimento da economia, com 0,1% positivo, a construção civil segue estagnada. No acumulado do ano, o setor já encolheu 6,1%. “A divulgação do PIB confirma o que temos dito ao longo dos últimos meses: é preciso estimular a indústria da construção”, afirma José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). “Nós perdemos mais de um milhão de postos de trabalho, é preciso retomar”, alerta.

Dados divulgados pelo IBGE registram crescimento de 0,1% do PIB brasileiro no terceiro trimestre, mantendo a tendência de recuperação da economia registrada nos trimestres anteriores. Esse movimento não tem sido acompanhado pelo setor, que tem registrado quedas consecutivas desde 2016. “Tenho alertado que se a construção não cresce, puxa a economia como um todo para baixo”, diz Martins. O alerta do presidente da CBIC é corroborado pelos números do IBGE: a recuperação do investimento, de 1,6% no terceiro trimestre, poderia ter sido maior se o setor também estivesse em recuperação.

Fonte: CBIC

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.