Passo importante: Vice-Presidente do Brasil Hamilton Mourão annucia primeira viagem oficial ao continente africano durante Fórum África 2019

Novembro, 2019 – O Vice-Presidente do Brasil, Hamilton Mourão, anunciou para março de 2020 a primeira viagem oficial do Governo Federal ao continente africano. A declaração foi feita durante a abertura do Fórum Brasil África 2019. “As relações com a África são e serão prioritárias para o Brasil e o para os brasileiros”, declarou..

Em sua fala, o vice-presidente afirmou que o governo brasileiro tem procurado atuar de forma “flexível” e “pragmática”. “Estamos vivendo um momento de transição geopolítica com o ressurgimento da China como o principal parceiro comercial tanto para o Brasil como para a África”, exemplifica.

O vice-presidente brasileiro reforçou o protagonismo do Brasil na área de pesquisa agrícola. Ele lembrou que, em 40 anos, o país aumentou a produtividade em mais de 400% e que as condições climáticas do Brasil e de alguns países africanos são semelhantes, o que pode facilitar negociações bilaterais. “Atualmente, o Brasil alimenta aproximadamente 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. É possível compartilhar nossas melhores práticas com os países africanos, apoiando então, principalmente, nos programas de alimentação escolar ”.

Ele também lembrou do protagonismo do Brasil na segurança do Atlântico Sul, onde o país participa de diversas ações, como o combate à pirataria no golfo da Guiné. Parafraseando o africanista Alberto da Costa e Silva, Hamilton Mourão chamou o Oceano Atlântico de um “rio” que une Brasil e África. “O continente africano é culturalmente plural. A África do século XXI é um polo econômico e político emergente e o Brasil deseja contribuir para o seu desenvolvimento e sucesso”, afirmou.

Novo momento do Brasil 

Durante sua fala, o vice-presidente Hamilton Mourão também tentou chamar a atenção dos estrangeiros presentes ao mostrar o momento de otimismo que o Brasil vive atualmente.

Diminuir o tamanho do Estado e acabar com as regulações excessivas são algumas das metas gerais do governo brasileiro neste momento. Também lembrou da reforma previdenciária, já aprovada pelo Congresso e de outras que estão em discussão. “O Brasil realiza o mais importante conjunto de reformas entre os países em desenvolvimento”, revela.

O Fórum Brasil África acontece em São Paulo. O evento apresenta o tema principal “Segurança Alimentar: caminho para o crescimento econômico”. Além do vice-presidente do Brasil, cerca de 300 representantes de governos, setor privado, academia e possíveis investidores participam do evento.

Mais informações em: https://forumbrazilafrica.com/pt/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *