Parceria entre Prefeitura do Rio, Dinamarca e LEGO® nos Jogos de 2016 rende legado para a cidade

Rio 2016 

Uma parceria entre a Prefeitura do Rio, a Dinamarca e a LEGO®, líder mundial em brinquedos de montar, promete apresentar ao público presente na cidade para os Jogos Rio 2016 a verdadeira experiência dinamarquesa em um clima bem carioca. A parceria vai proporcionar um legado memorável para a cidade, que foi apresentado em cerimônia nesta segunda-feira (1º de agosto), no Rio Media Center.

20160730-Porto-Maravilha_Fabio-Gonçalves06
Porto Maravilha. Créditos: Fábio Gonçalves

No evento, foram anunciados acordos de doação de bicicletas e brinquedos LEGO®, pelo governo da Dinamarca, à Prefeitura do Rio, e da doação de uma maquete de LEGO da cidade do Rio de Janeiro à Secretaria Municipal de Cultura, pela empresa dinamarquesa. Durante os Jogos, a maquete ficará exposta para visitação do público no Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, e, posteriormente, será encaminhada ao Museu da Cidade, no Parque da Cidade, na Gávea.

Com a presença do ministro da Cultura, Marcelo Calero, do secretário municipal de Cultura do Rio, Júnior Perim, do presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Joaquim Monteiro e de representantes do governo da Dinamarca e de executivos da LEGO®, o evento no Rio Media Center apresentou as atrações que o país das bicicletas vai trazer às terras tropicais.

Entre elas, a Casa da Dinamarca, única casa temática entre as de todos os países localizada na Praia de Ipanema, um dos cartões-postais mais famosos dos cariocas, e a Casa LEGO®, com quatro estações preparadas especialmente para as crianças explorarem a magia de brincar com os blocos da marca. O encontro com os jornalistas é o início da participação do país na Cidade Olímpica, fruto da parceria entre a Prefeitura do Rio, o VisitDenmark, órgão responsável pela promoção do turismo da Dinamarca, e a LEGO®.

O Coração da Dinamarca é um pavilhão de 300 m², desenhado pelos arquitetos do escritório Henning Larsen, localizado na praia, e foi concebido como uma estrutura simples com quatro setores com molduras de metal cobertas por uma lona branca. As quatro estruturas estão conectadas por uma cruz – parecida com a bandeira vermelha e branca dinamarquesa – e seus espaços abertos vão incluir uma infinidade de atividades emocionantes e eventos-surpresa, bem como uma área de exposição inovadora, com histórias sobre a Dinamarca, um espaço para exibir o desempenho da Dinamarca nas competições, uma área B2B e uma sala VIP/sala de imprensa. Tudo isso com uma espetacular vista para o mar.

A forma simples e iluminada do pavilhão é uma referência à arquitetura nórdica e à história marítima da Dinamarca e, ao mesmo tempo, uma homenagem à paisagem montanhosa do Rio de Janeiro, inspirada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e seu estilo icônico.

Além da Casa LEGO®, a empresa também preparou outras duas ações, especialmente para a ocasião: as mascotes Vinicius e Tom, feitas com os blocos da marca, e uma maquete do Rio de Janeiro totalmente feita de LEGO, que reproduz 25 ícones da cidade-sede, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM).

Fonte: Rio Media Center 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *