Obras ganham velocidade com planejamento alinhado às novas tecnologias

Fevereiro, 2020 – Na construção de empreendimentos, sejam eles grandes ou pequenos, o planejamento é crucial para que o prazo e custo de uma obra sejam cumpridos e, até mesmo, antecipados. Unindo a isso, novos processos construtivos e novas tecnologias têm modernizado as obras, garantindo ainda mais qualidade e agilidade.

O Grupo Toctao vem investindo em novas tecnologias e processos para atender seus indicadores de qualidade. Além de suas empresas de engenharia operarem pelo Sistema de Gestão Integrado, que seguem orientações da certificação em qualidade, meio-ambiente, saúde e segurança do trabalhador, a empresa também desenvolve seus projetos na plataforma Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção em sua tradução livre em português.

A plataforma BIM promove a compatibilização de todos os projetos de uma obra, como o arquitetônico, elétrico, hidráulico e de fundação, evitando assim, retrabalhos e até prejuízos. Ele permite ainda que se tenha uma visão em 3D do projeto arquitetônico. “Com planejamento é possível garantir uma obra precisa, que respeita, principalmente o prazo e custo inicial. Estamos prontos para os desafios que o setor exige”, frisa o diretor de produção do Grupo Toctao, o engenheiro Bruno Alvarenga Menezes.

Toctao Engenharia. Divulgação

O sistema já está sendo utilizado desde a concepção do projeto do condomínio horizontal Plateau d’Or, um dos mais recentes lançamentos do grupo em Goiânia. O empreendimento compreende uma área de 1,6 milhões de metros quadrados e conta com um  “hub humano”, com 185 mil m² pautado em cinco pilares focados nas áreas educacional, saúde, serviços, comércio e cultura que serão abertos ao público. De acordo com Bruno,  “a padronização de processos, o planejamento, a equipe e a utilização da plataforma BIM são peças fundamentais nesse processo”,

Materiais

Os novos insumos também podem contribuir para a agilidade da obra, sem perder o foco em sua qualidade. Para a expansão de um colégio particular de Goiânia, a Maple Bear Unidade Alphaville, a estrutura metálica com fechamento de Drywall e placa cimentícia foram os materiais escolhidos para se concluir a obra em tempo recorde de 35 dias.

“Minha sensação foi de admiração ao ver uma obra impecável em tão pouco tempo”, disse a gerente de operações do Grupo Maple Bear da Região Metropolitana de Goiânia, Mariana Siqueira, foi realizada a construção de mais um andar, além da reforma na unidade, o que incluiu uma nova entrada, uma nova secretaria, um elevador além da troca do piso do parquinho.

“Só tínhamos o período das férias para a obra e como já conhecemos o trabalho da empresa, já que eles fizeram a obra inicial, em 2012, tínhamos essa segurança com relação ao prazo e a qualidade da obra”, explica Mariana que ressalta a importância do acabamento e dos materiais utilizados, já que no local “estarão os bens mais preciosos da instituição de ensino: as crianças”.

Fonte: Imprensa/  Grupo Toctao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *