O que é um software de gerenciamento de construção?

O software de construção não é novo. Por anos, as equipes têm usado aplicativos e ferramentas para facilitar vários estágios de projetos, incluindo pré-construção, design e operações.

251

Por  Grace Ellis 

Setembro, 2021 – Mas a necessidade de software de gerenciamento de projeto de construção – especificamente soluções modernas e robustas – continua a crescer. Os projetos hoje são muito mais complexos e as empresas enfrentam cada vez mais pressão para melhorar a produtividade e a lucratividade da construção 

A tecnologia certa (incluindo software) pode ajudar as empresas de construção a fazer tudo isso, e a maioria dos participantes do setor reconhece isso. Pesquisa da Câmara de Comércio dos EUA + Índice de Construção Comercial (CCI) descobriu que 78% dos empreiteiros acreditam que a tecnologia avançada pode aumentar a produtividade do trabalho e 75% acreditam que pode melhorar o gerenciamento de cronogramas de projetos.

Tudo isso para dizer que acertar em sua pilha de tecnologia é absolutamente crítico.

Mas antes de se apressar para adotar novas ferramentas, é útil entender o que realmente é um software de gerenciamento de construção.

Isso é exatamente o que abordaremos a seguir. Esta postagem vai lançar luz sobre os prós e contras do software de gerenciamento de construção, incluindo quais recursos procurar e como selecionar o certo para sua empresa.

O que é um software de gerenciamento de construção?

O software de gerenciamento de construção é essencialmente uma tecnologia de projeto conectada voltada especificamente para a indústria da construção. É uma ferramenta (ou um conjunto de ferramentas) que vai além dos recursos de gerenciamento de projeto e permite que as empresas de construção realizem tarefas como gerenciamento de orçamentos, garantia de programas de qualidade e segurança, definição de cronogramas e prazos, comunicação e coordenação com as partes interessadas em todo o escritório e o campo e muito mais. 

O software de gerenciamento de construção visa automatizar e agilizar tarefas e conectar fluxos de trabalho e dados em todo o ciclo de vida do projeto, para que as equipes possam ser mais eficientes e produtivas.

Principais recursos do software de gerenciamento de construção

Aqui estão alguns dos principais recursos e capacidades que você deve procurar ao selecionar um software de gerenciamento de projeto de construção. 

Baseado em nuvem 

As soluções modernas de gerenciamento de construção são executadas na nuvem , de modo que as equipes que as utilizam desfrutam dos benefícios de ter uma única fonte de verdade, atualizações automáticas de software, além de poder acessar os dados de que precisam de qualquer lugar. 

Todas essas coisas são importantes no cenário de construção em ritmo acelerado de hoje, em que os membros da equipe normalmente estão espalhados por vários locais. Algumas partes interessadas estão trabalhando no escritório, enquanto outras estão remotas. Enquanto isso, aqueles no campo podem estar em locais distantes ou subterrâneos. Ter uma solução baseada em nuvem garante que todos os que trabalham no projeto possam colocar as mãos nas informações e ferramentas de que precisam, não importa onde estejam. 

E como as soluções baseadas em nuvem servem como uma única fonte de verdade, tudo é centralizado em uma plataforma, permitindo que as equipes trabalhem com as mesmas informações. 

Por fim, esses sistemas são atualizados automaticamente para que você sempre tenha a versão mais recente do software. Com uma solução baseada em nuvem, não há necessidade de se preocupar em perder recursos importantes ou atualizações de segurança.

Coloca todos a bordo

Procure uma plataforma de gerenciamento de construção que forneça soluções de ponta a ponta em todo o ciclo de vida do projeto. 

Reconheça que o trabalho de construção não acontece no vácuo. As várias fases e atividades em um projeto – desde os estágios iniciais de design até as operações – estão todas vinculadas, portanto, as pessoas que fazem o trabalho também devem estar conectadas.

De designers e engenheiros, a proprietários e trabalhadores de campo, a empreiteiros especializados e fornecedores operacionais – todos devem estar na mesma página. 

O software de gerenciamento de construção certo torna isso fácil, dando a cada membro da equipe as ferramentas e o acesso corretos em relação às suas funções.

Amigo do usuário

Em linha com o software que está sendo usado por pessoas em funções diferentes, é importante lembrar que aqueles que utilizam a solução também terão níveis variados de conhecimento técnico. 

Portanto, escolha uma solução que seja amigável. A interface deve ser simples e intuitiva para que os usuários possam entender facilmente como acessar as informações e recursos de que precisam. 

Observe que a facilidade de uso deve ser aplicada a todos os dispositivos, incluindo celulares e desktops. 

Flexível e personalizável

Não existem dois projetos iguais. Embora os procedimentos gerais, como relatórios diários, RFIs e envios sejam repetitivos, cada projeto terá nuances e especificações que variam de uma situação para outra.  

Por isso, seu software de gerenciamento de construção deve oferecer recursos para a realização de processos semelhantes em escala – ao mesmo tempo que é flexível e personalizável o suficiente para trabalhar com diferentes tipos de projetos. 

Integra-se com as soluções certas

Já dissemos e vamos repetir: os projetos de construção não acontecem no vácuo. Várias pessoas e sistemas são necessários para dar vida aos projetos, e esses componentes precisam estar firmemente conectados para funcionarem perfeitamente. 

É aqui que entram as integrações de construção . As ferramentas que você usa devem ter a capacidade de “conversar” umas com as outras. Os fluxos de trabalho devem ser conectados para que os dados possam fluir entre os sistemas e passar sem problemas de uma fase para a seguinte. 

Isso garante que nenhuma informação passe despercebida, o que torna as equipes mais informadas e capazes de tomar decisões baseadas em dados. 

Seguro

Os projetos vêm com muitos dados, portanto, seu software de gerenciamento de construção deve armazenar todas as informações em um ambiente seguro. 

Além disso, deve ter recursos robustos de permissão do usuário que facilitam a habilitação e restrição do acesso às informações, dependendo da função de cada pessoa. 

Benefícios do uso de software de gerenciamento de construção

Agora que você conhece os fundamentos do software de gerenciamento de construção e os recursos a procurar, vamos explorar os benefícios que você e sua equipe podem obter ao escolher a solução certa. 

Economiza tempo e dinheiro

Embora a implementação de um software de gerenciamento de construção exija um investimento financeiro, a economia de tempo e dinheiro que você ganhará valerá a pena. 

A pesquisa da FMI descobriu que os profissionais de construção gastam “35% do seu tempo (mais de 14 horas por semana) em atividades não produtivas, incluindo a procura de informações do projeto, resolução de conflitos e lidar com erros e retrabalho”.

O software de gerenciamento de construção simplifica várias tarefas e minimiza problemas como erro humano e dados ausentes. A solução também permite que as equipes façam as coisas com rapidez e precisão, para que as tarefas sejam concluídas com mais rapidez e as partes interessadas possam dedicar seus esforços a atividades de alto valor e geradoras de lucro.

Melhora a colaboração

Um sistema baseado em nuvem e totalmente integrado promove uma melhor colaboração em equipe. Pessoas, dados e fluxos de trabalho são centralizados na plataforma de gerenciamento de construção, garantindo que todos trabalhem no mesmo ambiente virtual e não isoladamente. 

A plataforma certa elimina silos de dados e mantém tudo (e todos) em sincronia, melhorando a eficiência das equipes. 

Adiciona a programas de qualidade

O software de gerenciamento de construção pode melhorar a qualidade de seus projetos, juntamente com a experiência de todos os envolvidos. 

Maior visibilidade, eficiência e colaboração levam a melhor documentação, menos defeitos e melhor suporte para as partes interessadas – tudo isso se traduz em resultados mais favoráveis. 

Leva a uma Melhor Tomada de Decisão

Uma solução robusta de gerenciamento de construção fornece os dados e as percepções de que você precisa para tomar decisões mais informadas. Quer você precise fazer uma chamada para um projeto específico ou esteja procurando tomar decisões estratégicas de alto nível em todos os seus projetos, seu software de gerenciamento de construção deve ser capaz de fornecer as informações necessárias.

Como escolher o melhor software de gerenciamento de construção

Pronto para escolher uma nova solução de gerenciamento de construção? As etapas a seguir garantirão que você selecione o melhor software e que seu processo de implementação ocorra sem problemas. 

Audite suas ferramentas atuais

Antes de ir “lá fora” para encontrar uma solução, faça uma auditoria interna de sua pilha de tecnologia existente. Liste e avalie as ferramentas que você já está usando e determine quais manter e quais soluções podem ser substituídas. Pergunte às suas equipes sobre o software em que elas dependem e o que está faltando.

Você também deve considerar as diferentes funcionalidades de suas soluções. Se você estiver usando vários aplicativos para tarefas específicas, seria possível substituí-los por uma solução que oferece os mesmos recursos em uma plataforma?

Se houver aplicativos que você absolutamente precisa continuar usando, tome nota e certifique-se de que eles possam ser integrados a outras ferramentas. 

Também ajuda a identificar lacunas em sua tecnologia. Você ainda tem processos manuais em vigor? Você precisa inserir novamente as mesmas informações em sistemas diferentes? Esses são sinais indicadores de que você precisa de um software moderno para automatizar e integrar seus fluxos de trabalho. 

Depois de fazer sua pesquisa interna, reúna suas descobertas e use-as para avaliar as diferentes opções no mercado. 

Selecionando um Fornecedor

Os projetos de construção envolvem muitas pessoas e peças móveis, portanto, colocá-los em funcionamento deve ser um processo bem pensado. 

Há uma chance de que a ferramenta não seja adotada por suas equipes, então é melhor iniciar um programa piloto e dar ao seu fornecedor um teste antes de comprar o software. 

A segurança é outro fator importante. Se você estiver realizando um processo de solicitação de proposta (RFP), certifique-se de incluir perguntas que esclareçam as políticas de segurança do fornecedor. 

Envolva suas partes interessadas

As pessoas que realmente usarão o software devem ser incluídas no processo de seleção e implementação. O envolvimento deles não apenas ajudará você a escolher o software certo, mas também pode garantir uma ampla adoção da nova solução. 

Como tal, é importante obter a adesão dos usuários e da equipe sênior desde o início. Obtenha sua opinião antes de tomar uma decisão de compra e certifique-se de que as partes interessadas se sintam confortáveis ​​com o programa.

Depois de tomar uma decisão, treine exaustivamente todos os que usarão o software. Dê a eles o conhecimento e os recursos de que precisam para começar a trabalhar com sucesso.

Também ajuda ter campeões internos para o software – pessoas que podem envolver e educar o resto da organização e incentivá-los a embarcar. 

Ao longo de tudo isso, é importante lembrar que a adoção e implementação da tecnologia podem levar tempo. Portanto, defina cronogramas realistas para a implementação completa da solução. 

Software de gerenciamento de construção é uma obrigação na paisagem de hoje

A implementação de um novo software de gerenciamento de construção exige tempo, esforço e comprometimento. Mas fazer isso é um passo importante para se manter competitivo na indústria de construção de hoje, em rápida expansão. 

Se suas ferramentas atuais deixam muito a desejar, siga as etapas acima para começar a usar uma solução nova e melhor

Construção conectada - Guia para a nuvem de construção da Autodesk

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.