O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) tem o prazer de anunciar que o célebre arquiteto David Adjaye receberá a Medalha de Ouro Real de 2021, uma das maiores honrarias do mundo para a arquitetura.

A Medalha de Ouro Real é aprovada pessoalmente pela a Rainha da Inglaterra e é concedida a uma pessoa ou grupo de pessoas que tiveram uma influência significativa "direta ou indiretamente no avanço da arquitetura".

190

Setembro, 2020 –  David Adjaye conquistou atenção internacional por um trabalho excepcional de mais de 25 anos. Baseando-se em suas influências citadas, incluindo “arte contemporânea, música e ciência para as formas de arte africanas e a vida cívica das cidades”, seus projetos concluídos variam de casas particulares, exposições e design de móveis, até grandes edifícios culturais e planos-mestre da cidade. Desde o início de sua carreira, ele combinou a prática com o ensino em escolas de arquitetura no Reino Unido e nos EUA, incluindo cátedras nas universidades de Harvard, Michigan, Pensilvânia e Princeton.

No seu trabalho, na Adjaye Associates,  fundada em 2000,  que hoje possui estúdios em Accra, Londres e Nova York, com projetos em todo o mundo. A Adjaye Associates é mais conhecida pelo Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana Smithsonian, em Washington, DC (2016), onde foi designer-chefe do Freelon Adjaye / Bond SmithGroup. Outros projetos concluídos incluem Ruby City, um centro de arte em San Antonio, Texas (2019); a Alara Concept Store em Lagos (2016); o Sugar Hill Mixed Use Development (habitação, museu, instalações e escritórios comunitários) no Harlem, Nova York (2015); a Aishti Foundation, um centro de varejo e artes de uso misto em Beirute, Líbano (2015); duas bibliotecas de bairro em Washington, DC (ambas em 2012); a Escola de Administração de Moscou Skolkovo na Rússia (2010); o Museu de Arte Contemporânea de Denver, Colorado (2007); o Centro Nobel da Paz em Oslo, Noruega (2005); Centro de artes Rivington Place em Hackney, Londres (2007); e as lojas de ideias – duas bibliotecas comunitárias em Londres (2004, 2005)

Smithsonian National Museum of African American Arts and Culture, Washington DC

Os projetos atuais incluem uma nova casa para o The Studio Museum no Harlem, Nova York, em colaboração com Cooper Robertson; 130 William, um arranha-céu residencial no distrito financeiro de Nova York; a International Finance Corporation (IFC) em Dakar, Senegal; o Princeton University Art Museum em Princeton, New Jersey, em colaboração com Cooper Robertson; a George Street Sydney Plaza em Sydney, Austrália; The Abrahamic Family House, um complexo inter-religioso em Abu Dhabi; Biblioteca e Centro de Eventos de Winter Park em Winter Park, Flórida; o Memorial do Holocausto e Centro de Aprendizagem do Reino Unido, em Londres, liderado por Adjaye Associates, com Ron Arad Architects como Memorial Architect e Gustafson Porter + Bowman como Paisagista; o Museu Real do Benin em Benin City, Nigéria; a Catedral Nacional de Gana em Accra; e a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki em Joanesburgo, África do Sul.

O presidente do RIBA, Alan Jones, disse:

“Foi um prazer e uma honra absolutos presidir o comitê e participar da seleção de David Adjaye como o medalhista de ouro real de 2021.Em todas as escalas, de residências privadas a grandes centros de artes, pode-se sentir a consideração cuidadosa de David Adjaye sobre o poder criativo e enriquecedor da arquitetura. Seu trabalho é local e específico e ao mesmo tempo global e inclusivo. Misturando história, arte e ciência, ele cria ambientes altamente elaborados e envolventes que equilibram temas contrastantes e inspiram a todos nós. Acredito que sua prática e ensino em escolas de arquitetura enriqueceu significativamente seu trabalho. Sua visão artística e social criou projetos públicos que demonstram perfeitamente o potencial cívico da arquitetura – promovendo empatia, identidade e orgulho.A contribuição de David para a arquitetura e o design globalmente já é surpreendente, e estou animado que temos muito mais coisas para esperar ”.

Ruby City, San Antonio / Dror Baldinger FAIA

 David Adjaye foi nomeado cavaleiro nas Honras do Ano Novo de 2017 por serviços à arquitetura, após uma OBE em 2007. Como estudante, ele ganhou a Medalha de Bronze RIBA de 1993 para o melhor projeto de design em todo o mundo; em 2006, sua Idea Store Whitechapel foi indicada para o prêmio RIBA Stirling de melhor construção do ano. Ele ganhou os prêmios RIBA International para o Museu de Arte Contemporânea de Denver (2008) e para a Biblioteca Francis Gregory e William. O Lockridge / Bellevue Library em Washington DC (ambos em 2013).

O comitê de seleção da Medalha de Ouro Real de 2021, presidido pelo presidente da RIBA, Alan Jones, compreendeu: os arquitetos Lesley Lokko, Dorte Mandrup e Shelley McNamara, ganhadora da Medalha de Ouro Real do ano passado, e o engenheiro estrutural Professor Hanif Kara.

Adjaye combinou prática e ensino em escolas de arquitetura em todo o mundo e defendeu a representação cívica por meio do discurso público. Ele se dedica a comunicar e criar arquitetura que seja pessoal e inspirada pela cultura e pelas histórias da vida das pessoas, percebendo lugares que oferecem novas camadas de empatia, experiência e envolvimento.

Escola de Administração de Moscou Skolkovo / Iwan Baan

Seu trabalho revela uma crença central no poder gerador da arquitetura. Em um mundo que se polarizou, ele reúne política, arte e ciência com arquitetura, trabalhando para criar um futuro melhor. O Museu Nacional Smithsonian de História e Cultura Afro-americana em Washington DC uniu suas muitas agendas arquitetônicas e culturais e expressou o papel que a arquitetura pode desempenhar no pluralismo.

Adjaye é um talento singular e oportuno e um forte lembrete do papel perspicaz e integrador do arquiteto.

Fonte: Imprensa/Royal Institute of British Architects (RIBA)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.