Novos desafios e alta produtividade marcam os 40 anos de história da Brafer

Com capacidade de produção que chega a 40 mil toneladas de estruturas metálicas por ano, empresa se adapta e investe em diversos segmentos do mercado.

Referência em estruturas metálicas no Brasil e na América do Sul, a Brafer completa 40 anos em abril de 2016. Inaugurada em 1976, a empresa esteve presente na construção de importantes obras para o país, – com destaques recentes para a revitalização do Maracanã e as construções do estádio do Corinthians e do Atlético Paranaense, todos participantes da Copa do Mundo de 2014. A Brafer é conhecida por fabricar estruturas que fogem do padrão construtivo convencional. Obras desafiadoras, que possuem um apelo estrutural e visual complexos, fazem parte do diversificado portfólio da empresa.

Contando atualmente com um efetivo de cerca de 1000 colaboradores, somando as sedes de Araucária, Rio de Janeiro, escritório comercial em São Paulo e canteiros de obras espalhados pelo Brasil, a empresa cresceu de forma orgânica – gradual e planejada – e é entendida pelo presidente da Brafer, Marino Garofani, como fruto de muito esforço, ética, seriedade e determinação. “Esses são os nossos princípios. Estão enraizados em nossa cultura e garantem o desenvolvimento da empresa, – sempre aliados a qualidade do produto e do atendimento”, comenta Garofani.

O capital humano também é muito importante para a companhia, que investe em profissionais altamente capacitados, motivados e que desejem trilhar carreira na empresa. Além disso, a fábrica também utiliza das mais atuais máquinas e softwares de gerenciamento do mercado, aumentando o controle e precisão de toda a produção. Esse investimento contínuo torna a Brafer um local de trabalho seguro, moderno, ágil e qualificado, o que resulta em dados positivos: entre 2008 e 2015, o número de acidentes diminuiu de 200 para 20. “E esses 20 acidentes aconteceram devido ao fator humano, não por condições inseguras de trabalho. Nosso objetivo é alcançar o número de zero acidentes – e estamos investindo nisso”, diz o diretor industrial da Brafer, Ricardo Foganholi.

Presente e futuro

Pensando no momento da economia brasileira, a Brafer adapta-se as demandas do mercado e realiza investimentos para um futuro próximo. Atualmente, 60% do efetivo da empresa está dedicada à parte de torres e galvanização. “Temos a nossa própria galvanizadora desde 1996 e, no último ano, investimos em uma nova planta de galvanização, com capacidade de produção anual de 25 mil toneladas, que está a todo vapor”, salienta o vice-presidente da Brafer, Luiz Carlos Caggiano, que lembra que a empresa também realiza galvanizações para terceiros.

Com esse mesmo pensamento, a companhia investe em parcerias estratégicas, sendo uma delas com o Grupo Clavijo, para a produção de estruturas suporte para painéis voltados à captação de energia solar. “Acredito que tanto nessa área quanto na de infraestrutura em geral, o Brasil ainda tem muito a crescer – e a Brafer estará pronta para atender a essas demandas”, acrescenta Caggiano, que conclui frisando que, “a Brafer é capaz de oferecer soluções para todo tipo de projeto que envolva estruturas metálicas. Fazemos aquilo que for melhor para cada cliente, de forma personalizada e flexível”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *