Norma de desempenho garante qualidade e segurança nas construções residenciais

Julho, 2019 – Uma das primeiras preocupações de quem vai comprar um imóvel é com a confiabilidade da construtora e a qualidade do empreendimento. Para um investimento de longo prazo, a qualidade de um imóvel é um conceito que vai além da localização e dos serviços. Segurança, qualidade dos produtos e técnicas de construção são critérios que precisam também ser avaliados.

 Uma das formas do consumidor ter informações sobre critérios de avaliação é saber se a construtora segue as Normas de Desempenho de Edificações, mantida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Elas estabelecem uma série de exigências a serem cumpridas pelo construtor e dão impulso à utilização de ferramentas e tecnologias que resultam em benefícios ao cliente final. “Ela estabelece regras relacionadas à expectativa de vida útil do imóvel, eficiência, sustentabilidade e manutenção, assim como critérios para a estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações de uma obra. A Norma determina desempenhos mínimos de conforto e mostra preocupação com o futuro morador”, explica a gerente técnica da Consultare Laboratório, Kamila Nascimento.

 Focada no mercado de alto luxo e especialista em imóveis com conceito de casa saudável, a RKM Engenharia utiliza a Norma para verificar itens importantes para seu cliente.  Além dos itens de segurança, a RKM faz, em todos os seus empreendimentos, verificação de ruídos externos, ensaios acústicos dentro do imóvel, avaliação prévia do terreno etc. “Essas simulações e verificações visam evitar ao máximo situações de desconforto para os moradores, pois são detalhes que acabam impactando a qualidade de vida dos moradores”, explica Adriana Bordalo, diretora da RKM. “Nosso foco sempre foi o bem-estar do morador. Utilizamos de todas as tecnologias disponíveis para a construção dos nossos empreendimentos, para trazer conforto e qualidade de vida para o cliente. A Norma nos ajuda nisso. Para nós, ela é uma ferramenta importantíssima pois traz melhorias para toda a cadeira produtiva da construção, já que exige que os empreendimentos tenham métodos construtivos de qualidade, melhor resistência e desempenho. As regras medem esses parâmetros e trazem todas as informações necessárias ao consumidor”, completa.

acesse o site www.rkmengenharia.com.br/

Fonte; Imprensa/ RKM Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *