NLMK Grupo entra com grandes perspectivas para ser líder no setor de aço brasileiro

Por Marlon Pablo

Maio, 2017 – Diante das incertezas econômicas e políticas que assolam o país há um setor produtivo em crescimento. O de aço bruto. Dados preliminares do Instituto do Aço demonstraram um crescimento nos três primeiros meses do ano de cerca 10,9%. Desde 2014 operando no Brasil, NLMK Group é uma empresa russa que entra com grandes perspectivas para ser líder de mercado.

AA Paulo Seabra
Paulo Seabra, diretor da NLMK Brasil.

Do escritório em São Paulo, o Diretor da América Latina, Paulo Seabra consegue ter uma visão sistêmica sobre as atividades da empresa. Com um player relacionado ao volume de estoque no intuito de atender de imediato as necessidades do cliente, o engenheiro de 40 anos, tem muito claro o planejamento estratégico da NLMK Brasil. “Nosso estoque está sempre alto, assim atendemos em um prazo diferenciado do concorrente”, analisa. 

Ponto de distribuição

Toda empresa que tem um fluxo de bens ou serviços que atenda um produtor ou consumidor final de maneira rápida, pontual e segura consegue minimizar custos e fidelizar o cliente. Sobre esse aspecto o ponto de distribuição da NLMK Brasil fica localizado em São Francisco do Sul (SC), cidade portuária a menos de 600 km de São Paulo que é o maior consumidor de aço no país, é próxima da cidade de Caxias do Sul (RS), onde estão as maiores fabricantes de caminhões e ônibus do país. Os consumidores podem pedir a pronta-entrega, de 24 a 48 horas

Outros fatores que motivaram a empresa a sediar sua distribuição em SC foi a organização bem estruturada do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS). “Foi o único estado onde encontramos uma alíquota de ICMS de 4%”, explicou o executivo. No que tange o Porto de São Francisco do Sul, o  terminal portuário é o menos congestionado em relação aos demais existentes no país, acrescenta Paulo. Esse fluxo facilita a exportação para dois países da Costa do Pacifico, como Peru e Chile, além da Colômbia. A meta é ser líder em chapa grossa em um período de médio, pois a empresa não tem concorrentes diretos com relação ao seu nicho de mercado e nem tão pouco similares.

Treinamento e qualificação

Treinar bem, escutar as necessidades do cliente e satisfazê-lo são premissas da empresa. A NLMK Brasil para melhor atender a especificidades dos clientes mantém uma relação estreita com o mesmo. “Nossa equipe é formada por engenheiros que estão envolvidos em todos os processos da fabricação das chapas, o suporte técnico para os clientes fica otimizado, podemos transformar uma chapa aço de 10 TL para 8 TL sem perder a qualidade da placa”, esclarece.

AA NClab (4)
Divulgação

Mercado Global

A NLMK é uma das maiores siderúrgicas do mundo, o grupo opera na Rússia, Europa e USA. O modelo de negócio da empresa é verticalmente integralizado com a cadeia produtiva permitindo o controle sobre todas as fases da produção e maximiza as vantagens geográficas. 100% dos ativos de mineração estão localizados no próprio país. No mercado de siderurgia esse patamar é de cerca de 94%. Os ativos siderúrgicos ficam perto de fontes de matérias-primas, permitindo um baixo custo sobre a produção de aço assegurando à autossuficiência em minério de ferro, coque, sucata e energia. 

Em 2015, o mercado russo representou 39% das vendas do Grupo e os principais clientes são empresas de construção e infraestrutura. No mercado USA, a empresa possui três usinas que desenvolvem produtos como chapas laminadas a quente, laminadas a frio, galvanizadas e espessas. Os clientes são as indústrias automotivas, fabricantes de tubos, fabricantes de equipamentos de energia eólica, empresas de engenharia pesada e fabricantes de construções de perfurações offshore. As vendas no mercado norte americano representam 12% do total do grupo.

Na Europa são seis usinas. Estão localizadas em alguns países como Itália, França e Bélgica. Neste último, na cidade de La Louvière, a empresa opera há mais de 160 anos. Goza de ligações de transportes multimodais com acesso rodoviário, fluvial e ferroviário. Transformada nos últimos anos através de uma série de investimentos estratégicos, agora tem uma capacidade de laminação a quente de 1.700.000 t (13 a 15 turnos) por ano. A NLMK La Louvière destina 50% da sua capacidade a mercados de alto valor acrescentado, com o equilíbrio a apoiar clientes regionais com qualidade estrutural, laminagem e formação.

Na França, a cidade de Estrasburgo produz aços galvanizados a quente e pré-pintados, comercializados sob a forma de chapas e bobinas. Especializando-se por muitos anos no revestimento metálico e orgânico do aço, o local é fornecedor well-known e well-established para a indústria automotriz.  NLMK Strasbourg acrescenta valor aos aços laminados em La Louvière e uma vasta gama de produtos e serviços para o Grupo NLMK.

Na Itália a instalação fica na cidade de Verona. A empresa produz lingotes e chapas de aço pesado. A planta é conhecida pela qualidade de seus pratos e sua flexibilidade incomparável quando se trata da produção de diferentes formatos. Dois terços da sua produção são vendidos na Itália e o saldo é vendido principalmente para a Europa. As vendas também estão se expandindo para a Ásia e para as Américas.

Graças ao seu equipamento especializado, forja e rola aço plano de 20mm a 1.500mm. Os seus investimentos recentes, incluindo uma unidade de têmpera diferente de qualquer outro tipo, permitem-lhe integrar-se plenamente na estratégia industrial do Grupo para atingir produtos de nicho. Tem sido capaz de ampliar a sua gama de produtos em um curto espaço de tempo e, em cima de sua experiência em aços de construção muito grossa, oferecem aços mais especializados, tais como a pressão de navios ou aços ferramenta.

Para satisfazer eficazmente as necessidades dos clientes, a NLMK Verona também se concentrou na perícia técnica do seu pessoal. Ele tem uma equipe de especialistas que estão perfeitamente colocados para atender às demandas mais sofisticadas.

Reportagem e Edição:

Jornalista Marlon Pablo

Emails: marlonpablo@gmail.com/redacao@jornaldaconstrucaocivil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *