Movimento realiza mutirão artístico na Cooperativa Acrepom, em Araçatuba

Outubro, 2020 – Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, a Cooperativa Acrepom, localizada no bairro São Joaquim, recebeu o evento Pimp Nossa Cooperativa. Promovido pelo projeto Pimp My Carroça  iniciativa que busca desde 2012 tirar catadores e catadoras de materiais recicláveis da invisibilidade, por meio de ações que se utilizam, sobretudo, do graffiti – e patrocinado pela WestRock, a ação teve como objetivo promover o acesso à arte e a integração entre os catadores e suas famílias, além de realizar melhorias na cooperativa.

Divulgação/Pimp Nossa Cooperativa

Com o objetivo de atender os protocolos de segurança e distanciamento social, em decorrência da pandemia do coronavírus, o evento foi adaptado: além de ser fechado ao público, a programação deu lugar à produção de conteúdos educativos e culturais, que foram distribuídos para os cooperados e suas famílias, por meio de grupos no whatsapp.

“O Pimp Nossa Cooperativa é por si só uma ação de cuidado: com as cooperadas e cooperados e com o local onde elas e eles trabalham. Isso porque além da melhoria estética e visual, a proposta traz dignidade e desperta a vontade de rearrumar os espaços de trabalhos das cooperativas. Nesta edição, tendo em vista o contexto da Covid-19, o cuidado é redobrado: todo o ambiente foi constantemente pulverizado, distribuímos luvas, máscaras, garrafas personalizadas e individuais de água, álcool em gel, além de mantermos o distanciamento de pelo menos 1 metro entre pessoas da equipe e artistas”, aponta Annibal Lima, produtor artístico do projeto.

Divulgação/Pimp Nossa Cooperativa

“Para nós, da WestRock, cuidar da nossa gente e do nosso planeta é uma questão de responsabilidade. Iniciativas como o Pimp, conscientizam e educam sobre a necessidade da coleta seletiva e seu papel para um mundo melhor, via economia circular. Os profissionais da coleta e da reciclagem, são fundamentais para que resíduos voltem para economia, reduzindo o descarte em aterros, um dos problemas ambientais em nosso país. Além disso, a Cooperativa proporciona aos catadores dignidade, oferecendo cuidado, visibilidade sobre o seu valor na cadeia e aumento de renda, e este projeto da Pimp minha Cooperativa adiciona ainda um ambiente melhor, mais acolhedor e alegre”, afirma Cynthia Wolgien, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade WestRock.

Nos dias da ação, 15 artistas, como as grafiteiras de Araçatuba Yasmin Yokota e Júlia Redcap, se revezaram para colorir os muros da cooperativa constituindo uma verdadeira exposição a céu aberto. O projeto visou, ainda, melhorias na cooperativa, como a pintura de sinalização de segurança do trabalho, além da doação de um totem de álcool em gel para o local e da distribuição kits com máscaras, álcool em gel e vale-refeições, no valor de R$80,00, para que os cooperados utilizassem na compra de alimentos.

Divulgação/Pimp Nossa Cooperativa

O evento foi criado em 2017, e já passou por cidades como São Paulo, Salvador e Recife. “A ideia central do projeto é promover um mutirão artístico em cooperativas de reciclagem. Para isso, convidamos artistas visuais que, por meio do grafite, chamam a atenção para o importante trabalho realizado pelos catadores e catadoras. A estimativa, de acordo com o MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis), é de que existam cerca de 1 milhão de catadores no país, responsáveis, segundo o IPEA, por 90% do que é coletado nacionalmente, sendo que, de acordo com a Pesquisa Ciclosoft, realizada pelo CEMPRE (Compromisso Empresarial de Reciclagem), 83% da população não tem acesso à coleta seletiva”, explica Carolina Pires, coordenadora do projeto.

Desde 2017, primeiro ano de projeto, 307 artistas pintaram mais de 6.800 mil m² de murais artísticos inéditos e autorais com a temática da reciclagem, meio ambiente e sustentabilidade. Ao todo mais de 400 cooperados foram beneficiados, com a participação de 418 voluntários e diversas atividades culturais.

Divulgação/Pimp Nossa Cooperativa

O projeto é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que visa criar visibilidade social e remuneração mais justa para catadores e catadoras de materiais recicláveis, e conta com o patrocínio da Westrock, firmado via Lei Rouanet – PRONAC.

Sobre o Pimp My Carroça

Movimento que trabalha, desde 2012, para tirar catadores de materiais recicláveis da invisibilidade por meio da arte, sensibilização, engajamento e participação coletiva. Até o momento, já foram beneficiados 1.706 catadoras e catadores, com a participação de 1.055 artistas, 2.243 voluntários em cerca de 50 cidades de 14 países diferentes, como Bogotá (Colômbia), Casa Blanca (Marrocos), Nova Iorque (EUA), Lima (Peru), Pristina (Kosovo), Recife (Pernambuco), Manaus (AM) Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR)

Mais informações: http://www.pimpmycarroca.com

Fonte: Imprensa/ Pimp My Carroça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *