Morar Mais por Menos: Inovação e tecnologia dão novas formas para mármores e granitos

0 134

Setembro, 2019 – O Espaço Firjan Simagran-Rio na mostra Morar Mais por Menos, no Casa Shopping, no Rio, traz novas formas para a utilização de pedras decorativas, como o mármore e granito. Criada pelas arquitetas Cecília Castro e Deborah Pandolfi, do escritório carioca FuturoLugar,a exposição “Mármores e granitos: uma obra natural” apresenta peças artesanais produzidas a partir do reaproveitamento de sobras dos materiais.

“Queríamos mostrar que tanto o mármore quanto o granito podem ter outras utilidades além de pisos, revestimentos ou bancadas de cozinha”, contou Cecília Castro. Deborah Pandolfi reforça o discurso da sócia, afirmando que o Espaço Firjan Simagran-Rio foi criado com uma galeria de arte, onde o público e os profissionais do setor de construção e decoração, que visitam a Morar Mais por Menos, podem admirar a beleza e a forças das peças expostas.

Inovação e tecnologia

Especializada em cortes com jato d’água, a marmoraria Brasilis Pietra mostrou como o uso da tecnologia pode fazer toda a diferença na elaboração de uma peça decorativa e única. Os cubos e a base de mesa Alcantarinos e a mesa de centro Latoog foram criados a partir de software AutoCad para o desenho e o corte preciso a base do jato d’água.

Espaço Firja – Morar mais por menos. Divulgação

“Hoje com a tecnologia e a flexibilidade dos materiais é possível dar vários usos para as pedras ornamentais”, destaca Mauro Varejão, da Brasilis Pietra e presidente do Sindicato da Indústria de Mármores, Granitos e Rochas Afins do Estado do Rio de Janeiro (Simagran-Rio).

Criado pelo designer Fábio Magalhães para o Chalé das Pedras, o conjunto Sinfonia é um belo exemplo de inovação no uso do granito e Quartzos coloridos. As mesas de centro utilizam diversidades de cores, alturas e formas para dar um ‘movimento’ as peças, produzidas a partir de pedaços sobressalentes com design único e exclusivo.

Já a Ardomarno Pedras Decorativas trouxe peças criadas a partir de retalhos de mármores importados e colados artesanalmente como uma coluna redonda em Travertino Romano estucado e polido e a mesa criatividade em branco Thassus, Nero Maquina, Rosso Verona, Crema Marfil verde. A Mármore e Granitos Espírito Santo se inspirou nos objetos usados no dia a dia de uma casa e criou um mix de utensílios, como tábua de carne BBQ, porta copos, porta molhos gourmet e mesas de centro.

Palestras técnicas

A 16ª edição da mostra Morar Mais por Menos prossegue até 22 de setembro com 60 ambientes projetados por arquitetos, designers de interiores e paisagistas. A ideia é unir soluções elegantes, criativas e de custo acessível.

A Firjan também promove, às terças-feiras, palestras técnicas gratuitas. Amanhã (10/9), às 18h30, o tema será “Tendências: o que você precisa saber sobre móveis”, com o especialista Técnico de Educação da Firjan Senai – Móveis, Júlio Cezar Gaia.

Em 17/9, também às 18h30, o tema será “Economia Circular e Construção Civil – Oportunidades e Desafios”, com Karine A. M. Rossi, coordenadora do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental da federação.

Fonte: Imprensa/Firjan-RJ

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.