Momento de mais produtividade e menos gastos na construção civil

Na recuperação do setor, até os motores elétricos dos equipamentos precisam ser flexíveis e econômicos

328

Setembro, 2020 – A construção civil é considerada uma atividade essencial e, mesmo em meio à pandemia, esteve ativa, apesar da redução das atividades. Com a retomada dos trabalhos mais intensos no segundo semestre do ano, as perspectivas são para uma recuperação positiva do mercado, já que as vendas de imóveis estão aquecidas, tendo também maior procura para reformas residenciais. “Nesta retomada, as empresas do segmento estão buscando equipamentos com maior flexibilidade e economia, pois o momento pede mais produtividade com menos gastos”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos (empresa especializada em motores para diversos segmentos, como construção civil, alimentício, agrícola, industrial, entre outros).

Drauzio Menezes – Diretor Comercial. Divulgação

Segundo ele, o setor construtivo utiliza equipamentos com motores elétricos desenvolvidos especificamente para diferentes aplicações, sendo os mais comuns: os balancins mecânicos; guinchos de coluna; minigrua para elevação dos materiais; betoneiras; peneiras; motovibrador para concreto e compactadores de solo. “Esses motores especiais podem variar de acordo com a aplicação, os mais comuns são com grau de proteção IP21 – IP 44 e IP55″, detalha.

Na construção civil, normalmente o trabalho é bruto e os motores dos equipamentos utilizados estão sempre em contato com ambientes agressivos, que contêm muita poeira e umidade, podendo estar sujeitos às oscilações de energia nos locais das obras. “Por causa disso, muitos optam pelos motores Hercules, pois são desenvolvidos de acordo com a aplicação, envolvendo assim o grau de proteção e a tensão ideal, evitando o risco de ficarem na mão, durante o andamento da obra”, explica Menezes.

Fábrica Hércules Motores. Divulgação

Ele explica que um dos grandes diferenciais é a flexibilidade na forma construtiva desses motores, com possibilidade da caixa de ligação girar de 90 em 90 graus: “Eles possuem a linha de motofreio completa — com alavanca de alívio e também chapéus — facilitando aplicações de balancim e gruas de elevação; tendo também a linha completa de flanges padrões, monofásica e com click rural, sendo preparado para oscilações de energia, que podem variar de 110 – 127 / 220 – 254 V; além disso, possuem todas as peças de reposições disponíveis para compra; e pertence a uma empresa 100% nacional, que fornece 24 meses de garantia.

IP 55 Hidrolavadora. Divulgação

Menezes explica que os motores da linha padrão IP 55 monofásicos e trifásicos da Hercules são de carcaça de alumínio, por isso mais resistentes a ambientes agressivos, como os da área de construção civil, que trabalham com cimento, cal e possuem alta umidade. Todas essas linhas de motores são trifásicas e estão dentro do índice de rendimento mínimo exigido pelo Brasil, que é o IR3, fundamental para a economia de energia.

Para maior durabilidade do motor nesta área, ele recomenda a manutenção preventiva no equipamento, como a troca de rolamentos e também a avaliação da temperatura ambiente onde o equipamento será instalado. Lembrando que a ventilação do motor nunca deve ser obstruída, pois poderá causar danos ao motor e ao equipamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.