Mineradora Jaguar e Inovamall desenvolvem o Plano Diretor de Automação das Minas (PDAM)

Setembro, 2020– Com a indústria 4.0 aplicada à mineração, o planejamento se faz ainda mais necessário em um mercado competitivo e dinâmico como o atual, em que novas tecnologias chegam a todo momento e as instabilidades econômica e política mudam constantemente os rumos do mercado e, consequentemente, dos negócios. Pensando na segurança ambiental e das pessoas, bem como na redução de custo operacional, iniciou-se os estudos que visam o aumento de competitividade e sustentabilidade do negócio.

Levando em consideração a importância do planejamento estratégico para a Jaguar Mining, empresa brasileira, de capital estrangeiro, que produz e explora ouro no Quadrilátero Ferrífero, localizada no estado de Minas Gerais, a Inovamall utiliza um programa específico denominado PDAM (Plano Diretor de Automação das Minas), o qual está sendo desenvolvido para aplicar tecnologias para automação de dados e processos, com isso, facilitar os trabalhos dos colaboradores com a rapidez e melhoria de processo reduzindo os custos operacionais.

Divulgação

“Para a elaboração de um PDAM para as minas da Jaguar Mining, a Inovamall desenvolveu, sob âmbito tecnológico e negócios, um modelo de inovação com o que há de melhor e mais atual em termos de tecnologia e gestão de projetos de forma ágil. Isso garante o investimento a curto, médio e longo prazo, a fim de viabilizar projetos em automação de processos, otimização dos ativos existentes, visando a revolução Industrial 4.0 e seus benefícios,sempre de forma pragmática e sustentável”, comenta Rogério Rabelo, Diretor Executivo da Inovamall.

Como funciona o Plano Diretor de Automação na mineração de ouro?

A Jaguar Mining decidiu desenvolver os estudos das tecnologias como forma para alcançar resultados ainda mais expressivos em OPEX, aumentando os níveis de produção; redução de custos, aperfeiçoamento da segurança de pessoas e ambiental, e comunicação dentro das minas. Com a implantação do PDAM, via Inovamall, a mineradora pretende ampliar a infraestrutura de comunicação por meio de internet Wi-Fi e consequentemente trazer tecnologias de acordo com os requisitos de cada sistema.

“Primeiro precisamos criar uma estrutura de comunicação de dados que suporte o plano de curto, médio e longo prazo do PDAM. Assim conseguimos avançar conectando as tecnologias para suportar o desenvolvimento tecnológico”, afirma Roberto Piragibe – Gerente Geral de Projetos, Engenharia e Meio Ambiente da Jaguar.

“No futuro haverá ainda mais recursos tecnológicos, devido à possibilidade da atuação de carros autônomos dentro das minas por meio do backbone. Para implantar o PDAM, a Inovamall levantou informações de duas unidades para apurar a melhor estratégia de implantação. Por meio de uma rede subterrânea de wi-fi em conjunção com equipamentos terminais adequados, permite-se a disponibilização de canais de comunicação para serviços de transmissão de dados, voz e imagem. Dessa forma, a Jaguar terá um sistema de comunicação mais eficiente possibilitando maior segurança com o tracking de pessoas,  uma vez que a empresa tem na mina de Turmalina, 77km desenvolvidos, sendo 15km ativos (12km de rampa e 3.7km de subníveis), já na Mina de Pilar, tem 41 km desenvolvidos, sendo 23km de ativos (6 km de rampa e 17km de subníveis)”, lembra Jaime Porto, coordenador de TI da Mineradora.

Parceria entre Inovamall e Jaguar

A Jaguar Mining é uma empresa brasileira de mineração de ouro. Iniciou seus investimentos e operações no Brasil, em 2002, com a aquisição da MSOL – Mineração Serras do Oeste Ltda., e neste mesmo ano foi aberto capital na Bolsa de Valores de Toronto, no Canadá, onde as ações da Jaguar poderão ser valorizadas com esse projeto com ganho de redução do custo operacional e estabilização..

“A escolha dos nossos fornecedores se baseia na transparência e em critérios técnicos, profissionais e comerciais. Por essa razão, a Inovamall é uma de nossas parceiras na implementação do Plano Diretor de Automação de Minas”, lembra Piragibe.

Fonte: Imprensa/Inovamall

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *