Mercado de pavimentação mostrou na Paving Expo que está pronto para atender as demandas por obras de infraestrutura no Brasil

Evento possibilitou aos profissionais do setor conhecerem novas tecnologias, realizar negócios, consolidar relacionamentos e atualizar conhecimentos técnicos

0 299

Setembro, 2019 – A Paving Expo & Conference foi surpreendente. Essa foi a expressão mais utilizada pelas 103 marcas expositoras nacionais e internacionais para definir a primeira edição desse evento inovador, que conseguiu reunir, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 27 e 29 de agosto, uma série de lançamentos e novidades tecnológicas para o mercado de infraestrutura viária e rodoviária, um debate sobre os mais relevantes temas para o segmento, um espaço para recolocação e capacitação profissional, um local para ideias inovadoras de empresas disruptivas e um público altamente qualificado, formado por lideranças governamentais, representantes de agências nacionais, estaduais e de prefeituras, executivos, engenheiros e técnicos de concessionárias de rodovias, construtoras e locadores de máquinas.

No total, passaram pelos 9.000 m² de área, em duas áreas de exposição, 8.788 visitantes, que estavam ávidos por tecnologia, inovação, informação, qualidade e produtividade. No estande da Moba do Brasil, por exemplo, estiveram presentes desde empresas que fazem obras de condomínio e loteamento até àquelas responsáveis por obras de rodovia, além do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e de associação das concessionárias. “Fizemos muitas cotações. Há muitos anos não via uma feira tão produtiva como essa”, disse Patricia Herrera, Gerente Geral da companhia.

Paving Conferece contou com 80 horas de conteúdo técnico e qualificado
Crédito: Phono XXI

Além da diversidade de público, a Paving Expo também recebeu profissionais do exterior, – além de brasileiros, vindos das cinco regiões -, como foi o caso de Julio Cesar, diretor financeiro da Minuila Comércio Geral e Importação e Exportação da Angola. “Viemos especialmente para visitar a feira em busca de novidades e de inovações, pois o mercado mundial hoje exige qualidade e agilidade e, para isso, precisamos de tecnologia. E, estamos satisfeitos com as demonstrações e a qualidade das máquinas que estão expostas aqui e acredito que isso deve render bons frutos”, disse. A Minuila atua na construção de rodovias desde 2004 naquele país.

Além de visitantes da Angola, a feira recebeu profissionais de outros países. Segundo Christian Mendonça, Vice-presidente de Marketing e Vendas da Betunel, visitaram o estande da empresa potenciais clientes do Peru e do Uruguai. “A feira funcionou como um ponto de encontro de todos os integrantes dos elos da indústria de pavimentação, onde os clientes encontraram os fornecedores” analisou. O México também marcou presença no evento, conforme afirmação de David Kaffka, gerente comercial da Lintec-Ixon: “trouxemos uma usina de asfalto móvel, com capacidade para até 50 toneladas por hora e com todos os equipamentos num único chassi, que já foi vendida para uma empresa mexicana”.

Os expositores da Paving Expo também ressaltaram as expectativas positivas para 2020 do segmento, por isso a realização da feira aconteceu no momento mais propício, no qual o mercado ansiava por ver novas tecnologias e lançamentos. “Acredito que ela será um divisor de águas. Estávamos em um momento não tão positivo do mercado e esse encontro, no qual há uma interação entre os fabricantes e os clientes, certamente trará um pouco mais de ânimo para que as obras aconteçam, para tentar resolver as demandas de infraestrutura”,  reforçou Carlos Santos, gerente de Vendas da Dynapac.

A Paving Expo ainda foi importante para conhecer o mercado de pavimentação. A New Holland Construction Equipment fez o pré-lançamento de seu rolo compactador, um equipamento que ainda não está no portfolio da marca na América Latina. “De fato, viemos divulgar nosso pré-lançamento, que temos a intenção de lançar comercialmente em 2020, além de conhecer um pouco mais os clientes do segmento e ter contato com as melhores iniciativas dentro da área de compactação do solo para nos adaptarmos ao mercado brasileira. Valeu muito a pena nossa participação”, analisou Giovanni Borgonovo, gerente de Marketing da New Holland Construction.

Outro destaque da Paving Expo na visão do público e dos expositores foi a Paving Conference, com mais de 80 horas de conteúdo técnico e qualificado, divididas em 23 atividades. Foram 2.370 congressistas e 74 palestrantes. “Isso foi muito interessante por parte dos organizadores da feira em aliar a parte comercial com a parte de conhecimento técnico, que permitiu trazermos especialistas de temas específicos para mostrar e trazer para o mercado as novidades que acreditamos sejam importantes para o desenvolvimento do segmento”, disse Hernando Macedo Faria, gerente de Unidade de Negócios da Ingevity, que promoveu um seminário no evento.

Para José Carlos Romanelli, diretor comercial da Romanelli, o segmento precisa de informações técnicas e com alta qualidade e a Conferência foi importante porque trouxe conteúdos tanto para os profissionais que estão no mercado como para os novos engenheiros e profissionais entrantes. “A configuração da feira foi acertada para nosso mercado e aconteceu no momento certo, com uma alta qualidade de público, interessado em tecnologia e em qualidade, sem estar preocupado tanto com o preço”.

A feira contou ainda com outras atrações como o Parque de Equipamentos, com um showroom de equipamentos dos principais fabricantes e distribuidores do setor, incluindo a Elgimaq, Veneza/John Deere, Lafaete, New Holland Construction, Romanelli, Sotreq/Caterpillar, Wirtgen Group, entre outros.

A Paving Live, com o apoio da Peri do Brasil, que teve uma programação dinâmica, onde os influenciadores digitais apresentaram diariamente notícias e novidades evento e debatem conteúdos com convidados. A Ilha das Startups reuniu sete startups do setor da construção civil com inovações tecnológicas, serviços e soluções para os visitantes: ConstructWeb, Heroby, Mãos à Obra Orçafascio, Road Labs, Steel Mold e Webproject.

Por fim, o Banco de Talentos, uma iniciativa em parceria entre a Black Lion Consulting, empresa de recrutamento e seleção, fomentou o contato entre profissionais e empresas com a captação de currículos de visitantes. Os currículos selecionados vão para um Book a ser entregue a todos os expositores do evento. Para Karen Souza Soares, técnica em gestão ambiental que está em busca de recolocação na área administrativa, essa iniciativa agregou muito conhecimento e rendeu dicas muito valiosas. Além dos currículos, foram realizados treinamentos rápidos em temas como Marketing Digital, Processo de Recolocação, Soft Skills, Transição de Segmento e Sucesso na Carreira.

De acordo com Guilherme Ramos, diretor da Paving Expo, o sucesso da primeira edição demonstra que o mercado de infraestrutura viária está pronto para atender todas as demandas de obras que devem vir nos próximos anos. “Todos os depoimentos positivos de nossos expositores e dos visitantes nos impulsionam a realizar uma segunda edição ainda mais robusta, com novidades e diferente atrações”, finalizou. A próxima Paving Expo, que será realizada junto com a Traffic Expo, acontecerá entre os dias 1º e 3 de setembro de 2020, no Expo Center Norte em São Paulo.

Confira o depoimento de alguns expositores da Paving Expo:

Rolf de Meneses, primeiro tenente de Fortificação e Construção do Departamento de Engenharia e Construção do Exército
“O DEC participou da Paving Expo para divulgar o trabalho realizado pela diretoria de engenharia e construção e as obras que estão sendo feitas pelo exército. Foi muito interessante estreitar esses laços com a população civil em geral, conhecer novas tecnologias, ter contato com os demais expositores e atualizar o conhecimento nos congressos. Parte da população desconhece esse trabalho realizado pelo exército em prol do desenvolvimento nacional”.

Paulo Roese, gerente técnico para o Brasil, Paraguai e Uruguai da Caterpillar
“Tivemos uma ótima percepção dessa feira e acreditamos que ela deve se realizar anualmente. Registramos uma boa geração em volume de negócios para a Caterpillar/Sotreq além de ser uma oportunidade para apresentarmos as novas tecnologias disponibilizadas pela CAT aos clientes e demais visitantes. Foi uma participação bastante positiva”.

Gerson Freitas, Gerente Regional de Vendas da DSI (Dywidag-Systems International)
A feira foi boa, pois retomou um espaço que não existia há três anos, que permitiu promover esse encontro dos profissionais que atuam no segmento de infraestrutura. Achei muito interessante a presença da Polícia Rodoviária. Para nós como empresa de protensão, que atua especificamente na construção de vigas para pontes, passarelas e afins foi muito importante, pois não existia um evento onde nos encaixássemos tão bem como esse”

Martim Mauro, diretor da Duraterra Tecnologia Aplicada
“Tivemos uma receptividade muito boa para a inovação que apresentamos na Paving Expo. Registramos muita gente interessada em conhecer melhor a solução e acreditamos que teremos, no médio prazo, resultados concretos das consultas à medida que os profissionais entenderem melhor como funciona a inovação. Nesse sentido, foi bastante positiva nossa participação no evento, inclusive pela palestra que proferimos a respeito da novidade”.

Ana Cláudia de Oliveira Rosa, Comercial da Dynabase
“O evento foi surpreendente. É nossa primeira experiência em feiras. Para nós, teve um absoluto retorno. Viemos apresentar um produto extremamente eficiente e atingimos esse objetivo. Passaram pelo nosso estande engenheiros e técnicos, que estavam em busca de outras alternativas para suas obras. Já confirmamos nossa participação para 2020”.

Carlos Alberto Silveira, Diretor da Indústria Técnica Hilário
“Foi um sucesso total nossa participação na Paving Expo. Tem sido magnífica a organização e, sobretudo, a divulgação da feira, pois o bom andamento de um evento desse porte depende muito de divulgação. Tivemos uma frequência de visitantes que foi muito boa, tanto em quantidade, quanto em qualidade. Ficamos tão animados que já estamos negociando um espaço semelhante a esse para a Paving 2020”.

Rubens Caetano, Diretor Comercial da IMB
“A feira nos surpreendeu positivamente. Tivemos uma boa movimentação em nosso estande e recebemos um público bem qualificado e bem focado no segmento de pavimentação. Nossa expectativa foi atendida e acredito que teremos resultados concretos, inclusive nossa extrusora IMB 500 agradou bastante os visitantes, tanto que fizemos algumas vendas e um cliente do Chile, que gostou muito do equipamento, deve fechar negócio”.

Vinícius Schweighofer, gerente Industrial da Laxtar Indústria Química
“O evento para nós foi surpreendente, com o movimento de muitas empresas e muitas pessoas interessadas em nossos produtos. Tivemos uma boa aceitação e vários negócios vão se abrir a partir dessa feira, inclusive estamos pensando em projetar novos produtos, de acordo com outras necessidades que os clientes trouxeram para gente aqui”.

Luis Maluf, gerente de Pricing da Moviis
“Percebemos que houve muito interesse por parte do público que visitou a feira em conhecer melhor nossos serviços e as soluções que disponibilizamos na área de comércio internacional. Tivemos uma frequência de visitação que nos surpreendeu. Acredito que devemos ter a geração de muitos negócios em decorrência da nossa participação na Paving Expo”.

Helemar Taff Jr., gerente de engenharia da Pavesys
“A avaliação que fazemos da Paving é muito positiva. Um ponto de destaque é que nessa exposição é que ela reuniu, além das empresas do setor privado, também entidades, empresas e órgão públicos, um segmento que é tão importante para o segmento de pavimentação, sobretudo agora que temos um governo que, na área de transporte, tem uma visão bastante técnica. Nesse sentido, para nós foi muito bom, pois os nossos clientes vieram em busca de inovações e de tecnologia. Acredito também que a feira pode crescer muito nos próximos anos”.

Cristiano Costa Moreira, Presidente da Solocap
“Percebemos que a maioria absoluta dos visitantes foi formada por formadores de opinião, técnicos e empresários que têm conhecimento profundo sobre o segmento. Vi muitos mais empresários e profissionais do ramo do que em outros eventos que participamos. Apesar de não termos efetivamente assinado contrato de venda, tivemos inúmeras propostas de negócios que fecharmos no médio prazo”.

Ciro Nogueira, diretor da Tecpolimer
“A feira foi muito boa. Esse ramo de pavimentação é novo para nossa empresa. Tivemos bons contatos com locadores, empresas de engenharia, de pavimentação, de manutenção, de recuperação de estradas”.

Luciano Molina, Gerente de Qualidade da World Center
“Foi uma feira surpreendente, principalmente em relação à inovação e desenvolvimento de novos produtos. Tivemos muita procura e o interessante é que os clientes estavam a procura de produtos novos, além de enfatizarem o aspecto da qualidade. Isso significa que o mercado está buscando um desenvolvimento, uma ascensão mesmo no momento de crise”.

Fonte: Imprensa/Paving Expo 2019

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.