Manutenção e limpeza de aparelhos de ar-condicionado, é fundamental em tempos de Inverno e Covid-19

258

Agosto, 2021 – Os aparelhos de ar condicionado são desenvolvidos para ter uma longa duração, além da qualidade constante em suas funções de climatização. Para que essas características sejam preservadas, é importante realizar corretamente a limpeza e a manutenção preventiva. O inverno é uma ótima época para colocar em dia esses cuidados necessários e assim se preparar para a chegada das estações mais quentes. Confira algumas dicas essenciais para a limpeza e manutenção do seu equipamento:

Atenção as recomendações do manual

Cada equipamento exige um cuidado específico, por isso antes de fazer a higienização dos filtros ou partes superficiais leia atentamente o manual que acompanha o produto e siga as indicações recomendadas.

Limpeza do filtro de ar

Um filtro limpo ajuda a remover a poeira e outras partículas do ar, sendo importante para uma maior eficiência de refrigeração e operação. Verifique o filtro a cada duas semanas para checar se é necessário realizar a limpeza. No caso de modelos eletrônicos, a limpeza deve ser feita sempre que a indicação luminosa acender no painel.

Limpeza da frente plástica

Para realizar a limpeza da parte externa do aparelho, desligue o ar condicionado e tire o aparelho da tomada. Limpe o painel com uma flanela ou um pano macio com água morna e sabão neutro e depois seque o painel completamente. O uso de esponjas de aço ou produtos abrasivos não são recomendados pois podem riscar o aparelho.

Manutenção preventiva completa

Na manutenção preventiva é feito uma revisão mais detalhada no aparelho, por isso é essencial que esse serviço seja realizado por um profissional capacitado que tem conhecimento na montagem e desmontagem do produto além de todas as normas aplicáveis. Esse tipo de manutenção deve ser feita regularmente a cada 6 meses, ou sempre que o aparelho estiver obstruído por sujeira, salinidade e outros meios que dificultem a troca de calor.

Benefícios da limpeza e da manutenção

A limpeza e a manutenção preventiva evita o acúmulo de sujidades, verifica o funcionamento de todas as peças e evita problemas que podem diminuir a vida útil do equipamento. Além disso, esses cuidados também evitam o surgimento de ruídos indesejáveis, contribui positivamente na qualidade do ar e na conta de energia, afinal, um equipamento que está em más condições pode consumir mais energia do que realmente precisa.

“Os aparelhos da Gree são desenvolvidos com alta tecnologia para oferecer a melhor experiência e conforto. Para que essa vivência seja sempre positiva é essencial realizar a limpeza e a manutenção preventiva dentro dos prazos necessários, de acordo com cada aparelho. Realizar esses cuidados antes da chegada do verão é uma forma de se antecipar e se preparar para a chegada dos meses mais quentes”, afirma Alex Chen, Diretor Comercial da Gree Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.