Mammoet apoia a nova construção de uma das pontes mais pesadas de Linz

A engenharia de precisão protege o cronograma apertado do projeto

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Maio, 2021 – Como a ponte ferroviária de mais de 100 anos cruzando o Danúbio em Linz, Áustria, não pôde ser reconstruída, foi decidido que uma nova ponte rodoviária e ferroviária combinada seria construída. Pesando 8.400 t (peso de aço puro da estrutura de suporte), esta seria uma das pontes mais pesadas instaladas na Áustria nos últimos anos.

O projeto foi confiado à Mammoet pela MCE GmbH, empresa do GRUPO HABAU, pois já havia executado com sucesso inúmeras instalações de pontes aquáticas semelhantes e poderia garantir o uso de equipamentos próprios para evitar interfaces que atrasassem o projeto. A tarefa de Mammoet era mover as duas principais estruturas de suporte da nova ponte – cada uma pesando cerca de 2.800 t, 100 m de comprimento e 32 m de largura – da área de pré-montagem no lado do Danúbio para os píeres no meio do rio .

No início da fase de planejamento, um cronograma apertado foi traçado em cooperação com o cliente para minimizar as interrupções e interrupções no tráfego marítimo na hidrovia de alta freqüência. O conceito de engenharia era usar o Mega Jack 800 da Mammoet para o jacking dos dois segmentos da ponte. Este sistema foi capaz de elevar os segmentos de ponte de 2.800 t de sua altura de pré-montagem à altura de flutuação de forma rápida e segura.

Giro para a posição final. Divulgação

Durante a fase preparatória de engenharia, a equipe de Mammoet recebeu a informação de que as duas estruturas de aço seriam mais pesadas do que o planejado inicialmente, devido às medidas adicionais de reforço necessárias. Assim, o conceito original de engenharia teve que ser adaptado o mais rápido possível, sem comprometer o cronograma apertado do projeto.

Os engenheiros da Mammoet planejaram mover as seções da ponte de seu ponto de montagem por meio de SPMTs, conduzindo-as em barcaças, que seriam posicionadas com precisão acima das fundações da ponte para que a instalação ocorresse. O nível da água sempre teve que ser monitorado, pois a maré alta ou baixa significaria atrasos no cronograma.

Outros desafios foram apresentados pela área de pré-montagem muito confinada ao lado do Danúbio e pela diferença de centro de gravidade entre as duas estruturas da ponte, que naturalmente precisava ser contabilizada no plano de engenharia.

Flutuando na água. Divulgação

Após a conclusão da fase de planejamento intensivo, a execução ocorreu sob o olhar interessado do público via streaming ao vivo. Quatro barcaças foram acopladas formando uma única embarcação e 120 linhas de eixo de SPMT incluindo suportes foram instalados e movidos para as barcaças.

A primeira seção da ponte foi erguida com quatro torres Mega Jack 800. Os SPMTs foram retirados da barcaça para a terra e assumiram o peso da primeira seção da ponte.

O segmento da ponte agora poderia ser conduzido para as barcaças com os SPMTs e girado com precisão para sua posição final com guinchos, flutuado e então baixado sobre os pilares da ponte para instalação.

Em outra operação de vários dias, a segunda seção da ponte seguiu em conformidade: levantando, dirigindo para as barcaças, girando, flutuando e instalando. Devido ao peso maior da segunda seção da ponte e seu centro de gravidade fora do centro, o conceito de engenharia foi adaptado para que o segundo segmento da ponte pudesse ser elevado por seis torres Mega Jack 800 em vez de apenas quatro.

Abaixando sobre os pilares da ponte para instalação, Divulgação

Essas operações duraram onze dias no total. No dia da rotação do primeiro segmento da ponte, o nevoeiro matinal imprevisto causou um atraso. Mammoet conseguiu recuperar algumas das horas perdidas e o fechamento do Danúbio pode ser suspenso após um curto atraso.

Devido ao planejamento preciso e excelente cooperação, ambos os segmentos da ponte foram colocados e instalados com segurança, e o Danúbio pôde ser reaberto antes do previsto várias vezes. A conclusão da ponte está prevista para outubro de 2021 e, como um projeto-chave, aliviará muito o tráfego urbano em Linz no futuro.

Visit  www.mammoet.com

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