Light alerta: balões podem provocar acidentes e interrupções de energia

Junho chegou e as festas que animam o mês acabam estimulando a prática de soltar balões. No entanto, o que deveria ser uma diversão pode provocar mortes, incêndios e interrupções no fornecimento de energia. Além disso, soltar balões é crime previsto no Código Penal.

LIGHT
LIGHT

De acordo com o gerente de Operação da Light, Mauro Amorim, a Light registrou, em 2015, 13 ocorrências de queda de balões sobre a rede elétrica, que prejudicaram o fornecimento de energia para aproximadamente 30 mil clientes da concessionária, durante 26 horas de interrupção.  

 Quando um balão cai sobre a rede, equipes de emergência da Light são enviadas ao local para verificar os danos e, consequentemente, executar as ações para minimizar transtornos. Geralmente, os serviços são complexos e demandam tempo, pois envolvem o isolamento da área afetada, a retirada do balão e a reconstrução da rede elétrica atingida”, explica Amorim.

Como evitar acidentes

Ao perceber qualquer anormalidade com balões na rede elétrica da Light, a empresa deve ser imediatamente comunicada pelo Disque-Light Emergência (0800 021 0196).

– Se o balão cair sobre uma subestação, por exemplo, os danos poderão ser de grande magnitude, tendo como consequência a interrupção de energia para grande número de clientes;

– Se o balão cair sobre os cabos condutores das linhas de transmissão, poderá ocorrer um curto-circuito, que, dependendo de sua intensidade, ocasionará a queda desta fiação e acidentes graves, além da interrupção do fornecimento;

– Se o balão cair nas faixas de segurança das linhas de transmissão é muito grande o risco de acontecer um incêndio, o que pode provocar o desligamento das linhas, além de afetar o meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Light 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *