Jovens advogados atenderão gratuitamente atletas perante a Corte de Arbitragem do Esporte durante Jogos Olímpicos Rio 2016

Rio 2016 

Especialista da área de arbitragem do Trench, Rossi e Watanabe e autor de livros sobre o tema é um dos coordenadores da equipe que vai representar atletas desassistidos em controvérsias para questões gerais desportivas ou casos de doping no período de competições.

São Paulo, agosto, 2016O advogado Joaquim de Paiva Muniz, sócio da área de arbitragem do escritório Trench, Rossi e Watanabe no Rio de Janeiro (RJ), é um dos especialistas que vai coordenar um grupo de 25 jovens advogados que trabalharão gratuitamente em arbitragens esportivas perante a Corte de Arbitragem do Esporte – CAS para atletas desassistidos de todos os países, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Serão dois tribunais ad hoc (tribunais especiais provisórios, estabelecidos para atender a um fim específico), um para questões gerais desportivas e o outro para doping. A iniciativa conta com o apoio do CBMA – Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem e da OAB/RJ.

Segundo a  Cartilha da Arbitragem (OAB/RJ), a arbitragem é meio privado de solução de conflitos mediante o qual as partes selecionam um ou mais especialistas para apresentar uma solução ao tema resultado de controvérsia entre as partes. Na arbitragem, o litígio é resolvido sem a intervenção do Poder Judiciário, salvo se for necessária a adoção de medidas cautelares ou de urgência. A sentença arbitral, ademais, constitui título executivo judicial, tal qual a sentença proferida pelo juízo estatal, e pode ser executada judicialmente, em caso de resistência da parte vencida em cumpri-la espontaneamente.

A Corte de Arbitragem do Esporte (ou TAS – Tribunal Arbitral du Sport, na sigla em francês, e CAS – Court of Arbitration for Sport, na sigla em inglês) é uma instituição independente, sediada em Lausanne (Suíça), que tem como objetivo a resolução de disputas jurídicas no campo do esporte por meio da arbitragem. A entidade estabelece cortes temporárias nas cidades-sede a cada edição dos Jogos Olímpicos.

Joaquim de Paiva Muniz
Joaquim de Paiva Muniz é sócio e atua pelo Trench, Rossi e Watanabe desde 1999. Como presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/RJ, em seu terceiro mandato, está à frente da comissão que sugeriu artigos referentes à carta arbitral, incluídos no novo CPC. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado em Direito pela University of Chicago, publicou o livro Curso de Direito Arbitral: Aspectos práticos do procedimento (Editora Juruá, 2015), já em sua terceira edição. Também é co-autor do livro Arbitration Law of Brazil: Practice and Procedure (Juris Publishing, agora em sua 2ª edição), organizador dos livros Arbitragem Doméstica e Internacional (Editora Forense, 2008) e Arbitragem e Mediação – Temas Polêmicos (Forense, 2014), além de ser um dos coordenadores do Manual de Arbitragem, recentemente lançado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e disponibilizado para download gratuito por meio do link: http://bit.ly/1JjfSq1

QUOTE:
Joaquim de Paiva Muniz, sócio da área de Arbitragem e Contencioso de Trench, Rossi e Watanabe:
“Nossa expectativa é que a iniciativa deixará um rico legado de experiência em arbitragens desportivas complexas para a advocacia brasileira. A recente regulamentação pela CBF, da Câmara Nacional de Resolução de Disputas, com o objetivo de solucionar casos de litígios que envolvam clubes, atletas, intermediários e técnicos; é um exemplo da perspectiva de crescimento do uso desse recurso no direito esportivo do nosso País”.

Sobre Trench, Rossi e Watanabe Advogados
A banca de advogados do Trench, Rossi e Watanabe é composta por equipes especializadas em advocacia empresarial com foco em negócios, preparadas para assessorar clientes nacionais e internacionais, auxiliando-os a antecipar, gerenciar e solucionar desafios criados, principalmente, pelo atual cenário econômico e pelo complexo ambiente legal brasileiro. Neste quadro de pressão competitiva, o Trench, Rossi e Watanabe desenvolve e executa, de forma coordenada, uma estratégia efetiva para o cliente proteger seus interesses e preservar o valor dos seus negócios e investimentos.

Por meio da cooperação com Baker & McKenzie, Trench, Rossi e Watanabe oferece aos clientes acesso a uma das mais fortes redes globais no mercado legal, trabalhando com advogados qualificados e que estão familiarizados com as jurisdições nas quais seus clientes operam. http://www.trenchrossi.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *