Instituto Senai de Tecnologia inaugura laboratório de tintas residenciais

Acontece 

Laboratório de tintas  do  IST Ambiental  Avaliação do padrão de qualidade da tinta, medição de abrasividade
Laboratório de tintas do IST Ambiental
Avaliação do padrão de qualidade da tinta, medição de abrasividade

A partir de agora, as empresas de tintas do Rio de Janeiro já contam com um laboratório de análises químicas no próprio estado. Será inaugurado nesta terça-feira (5/7) no Instituto Senai de Tecnologia Ambiental, na Tijuca, o laboratório de classificação de qualidade e conformidade de tintas residenciais.  As empresas terão acesso diferenciado a um portfólio de diversos ensaios de tintas, nas seguintes classificações: tintas látex, verniz brilhante, esmalte brilhante e massa niveladora.

De acordo com o gerente do Centro de Tecnologia do IST Ambiental, Paulo Roberto Furio, o laboratório teve seus equipamentos calibrados e as metodologias validadas conforme escopo de acreditação do Inmetro.  Ele explicou que a implantação do laboratório era condição essencial para que as empresas do setor de tintas residenciais atendessem aos parâmetros de qualidade e conformidade definidos pelo instituto.

Laboratório de tintas  do  IST Ambiental  Espectro densitômetro
Laboratório de tintas do IST Ambiental
Espectro densitômetro

O novo laboratório, que no futuro também atenderá a outros segmentos de tintas, é fruto de uma parceria de, aproximadamente 24 meses, entre o Sistema FIRJAN e o Sindicato das Indústrias de Tintas e Vernizes do Município do Rio de Janeiro (Sintirj). Além de reduzir os prazos de entrega das análises para até 15 dias para as empresas fluminenses, o laboratório espera atender também empresas dos estados vizinhos de Minas Gerais e Espírito Santo.  “Até agora, só havia um laboratório acreditado em São Paulo, para onde eram enviadas as tintas para serem analisadas. Isso exigia tempo e custo. Agora, teremos o mesmo serviço aqui no Rio e que poderá ser oferecido às indústrias de outros estados”, destacou Furio.

Serviço:

Evento: Inauguração do Laboratório de Tintas no IST Ambiental

Data: 5 de julho de 2016

Hora: 11 horas

Local: Rua Morais e Silva 53 – Maracanã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *