Indústria da construção ganha manual de segurança em impermeabilização

Rio, outubro, 2017 – O Sistema FIRJAN e a Associação das Empresas de Impermeabilização do Rio de Janeiro (AEI) lançaram na última terça-feira, dia 17, edição revisada e ampliada do Manual de Segurança em Serviço de Impermeabilização.  O documento é um guia de orientação tanto para as empresas e profissionais da indústria da construção civil quanto para órgãos de fiscalização, detalhando aspectos técnicos e de segurança do trabalho inerentes aos serviços de impermeabilização

capa-manual-seguranca-servicos-impermeabilizacao-2017

O novo manual foi atualizado considerando as revisões introduzidas nas Normas Regulamentadoras aplicáveis à atividade de impermeabilização.  Segundo Roberto da Cunha, especialista de Desenvolvimento Setorial em Construção Civil do Sistema FIRJAN, este serviço, por ser especializado, bem como, empregar diferentes produtos químicos e fontes de energia – como botijão de gás e caldeiras –, necessita de um documento que padronize as condições de segurança. “O manual supre essa carência teórica sobre o tema, sendo uma publicação que contribui para aproximar as empresas aplicadoras de impermeabilização e os órgãos de fiscalização”.

Ainda de acordo com Cunha, o documento servirá como referência tanto para o fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) quanto para as empresas aplicadoras do segmento de impermeabilização. A partir do manual será possível conectar as expectativas desses dois polos, uma vez que foi criado um parâmetro de atuação, por meio de base técnica comum.

“O fiscal não tem formação especifica em construção civil, então esse guia facilita o entendimento dele sobre as atividades realizadas nos serviços de impermeabilização, assim como a empresa executora ficará ciente do que tem que cumprir. Essa conformidade é importante para a indústria porque reduz os riscos de o empresário ser autuado ou até mesmo ter a obra paralisada”, explicou. O documento foi lançado em evento realizado na sede do Sistema FIRJAN, no Rio de Janeiro.

Fonte: Imprensa/FIRJAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *